sexta-feira, 11 de dezembro de 2009


Vereador Julio Mariano protocolou 12 novos Anteprojetos para ajudar o Meio Ambiente e a posição de nosso Município no Projeto “Município Verde Azul”

Governo de São Paulo lançou em 2007 o “Município Verde”, um projeto ambiental inovador, cujo objetivo é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade, com a finalidade de vencer o enorme desafio do aquecimento global. Posteriormente foi incluído neste programa o uso da água e o Programa passou a se chamar Município Verde Azul. A adesão dos municípios ao Protocolo Verde, como é chamada a intenção de participar deste programa, é voluntária. Seu endosso resulta no comprometimento do Município, com uma agenda de 10 diretivas ambientais, que são elas: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho do Meio Ambiente. Em contrapartida, os Municípios melhores colocados neste ranking, chamados “municípios verdes”, terão prioridade no acesso às políticas do Governo. Um exemplo são os investimentos nas estradas vicinais. Não se trata de penalizar ninguém, pelo contrário, é uma forma de estimular quem faz a boa tarefa de casa. Recentemente a Secretária do Meio Ambiente divulgou a ranking de 2009 e pudemos contatar que São Roque num total de 563 municípios inscritos ficou em 540ª lugar. Comparado com os Municípios de nossa região ficamos atrás de cidades como Araçariguama (289ª), Ibiúna (373ª) e Alumínio (471ª). A avaliação de São Roque só não foi pior devido a diretiva “Uso da Água” conceder pontuação aos prefeitos que participam das reuniões do Comitê das bacias, e em todas as reuniões em que o Vereador Júlio Mariano esteve presente pode constatar a presença do Prefeito Efaneu Godinho o que ajudou muito. Cabe destacar que a Sabesp possui uma grande parcela de culpa por São Roque estar tão mal colocado neste ranking. Por outro lado, o Vereador tem acompanhado o emprenho da Administração Municipal em melhorar esta pontuação o que só deve acontecer no próximo ano. Nesse processo, é fundamental a participação da Câmara de Vereadores e das entidades civis e ambientalistas. Pensando nisso, o Vereador Júlio Mariano protocolou 12 novos Ante-projetos ligados ao Meio Ambiente, que no início do ano deverão passar pela apreciação dos Vereadores na Câmara. Júlio ainda encaminhou um Oficio ao gabinete do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Chico Graziano, pedindo sugestões que poderão ser aplicadas em nosso Município. “São Roque precisa urgente de iniciativas ambientais. Por sermos uma Estância Turística entendo que nossa obrigação de contribuirmos com o Meio Ambiente é maior. Não dá para ficarmos mais um ano esperando para decidirmos o que vamos fazer com o tratamento de esgoto de nosso Município. A hora é agora”, finalizou o Vereador.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009




O Vereador Julio Mariano visitou a Guarda Mirim de Piracicaba, e coletou experiencias para nossa Guarda.











Após nove meses de mandato, não vendo nem uma propositura em prol da Guarda Mirim de São Roque, o Vereador Julio Mariano sabendo da importância desta entidade para o município, se propôs a ajudar, protocolando indicação e requerimento solicitando que o controle e parte da venda dos talões da Zona Azul fossem coordenados pela mesma.
Júlio que chegou a conversar inúmeras vezes com Toninho Zulu e que foi a Piracicaba conhecer de perto a estrutura e forma de trabalho da Guarda Mirim local, hoje comemora e sente realizado por ver em matérias na imprensa, que a Prefeitura através da influência do Vereador Toco atenderá esta solicitação. O Vereador só lamentou e ficou sem entender, os motivos que levaram na última sessão da Câmara, os companheiros Tio Milton, Donizete, Rodrigo Nunes e João Paulo a acatarem o pedido do Vereador Toco de adiar o apoio, ao seu projeto, que pretende conceder aos membros da Guarda Mirim, a possibilidade de utilizarem os ônibus Coletivos Municipais sem pagarem a passagem desde que devidamente fardados e identificados. “Entendo que não importa quem pediu. O importante é que as necessidades dos munícipes sejam contempladas. Estarei sempre disposto a apoiar o projeto que julgar mais importante e necessário, independente de quem seja seu mentor. Espero que esta prática não se torne rotina na Câmara. Com certeza neste intervalo até a próxima sessão explanarei detalhadamente para meus companheiros e conseqüentemente espero contar com o apoio de todos, pois aqui visamos o bem geral e não individual”, enfatiza o Vereador.
Justa homenagem – DIA DA GUARDA MIRIM:
Aproveitando o apoio que vem concedendo a Guarda Mirim são-roquense, Júlio é o autor do Projeto de Lei nº 88/2009, que institui o Dia Municipal da Guarda Mirim a ser comemorado anualmente em 16 de Agosto. A data em questão visa elevar ainda mais a importância desta instituição para a cidade. “Comemorar o Dia da Guarda é algo que merece festa e alegria e nada melhor que unir a força, vontade e dedicação dos nossos jovens com os festejos do Padroeiro. Fundada em 1974, são 35 anos de orgulho e trabalho em prol da comunidade. Parabenizo todos por esta conquista. Vejo que um assunto até então esquecido voltou à tona e uma cidade inteira saiu vitoriosa. A Guarda é um local de aprendizado de cidadania e uma chance profissional para centenas de jovens. Continuarei lutando e buscando recursos junto à esfera federal para melhorar ainda mais as condições deles”, finaliza Júlio.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

EXCLUSIVO! Toco barra projeto de lei que daria transporte gratuito para Guarda Mirim
da Redação do site Guia São Roque


Há algumas semanas, o vereador Julio Mariano, do PT, começou a usar o seu espaço em tribuna nas sessões da Câmara Municipal de São Roque para pedir maior atenção para com a Guarda Mirim.
Visitou a Guarda Mirim de Itapetininga, trouxe de lá ideias, apresentou requerimento pedindo que os guardinhas vendam cartões de Zona Azul.
Porém, foi em uma reunião com Toco e Toninho Zulu, líder da Guarda Mirim, que Efenau acertou maior apoio à Guarda, que vai receber o prédio da Banda Carlos Gomes e deve se responsabilizar por restaurá-lo e pelas suas despesas, além de permitir que os guardinhas vendam cartões de Zona Azul.
Na sessão desta semana entrou em votação um Projeto de Lei do vereador Julio Mariano que daria aos guardas mirins a possibilidade de viajarem em ônibus urbanos municipais sem pagarem a passagem.
Para tanto, deveriam estar fardados e teriam que se identificar ao entrarem no ônibus.
O vereador Toco, porém, pediu para que a votação fosse adiada, recebendo o apoio dos vereadores da base aliada.
Em seu Twitter, Julio Mariano reclamou de perseguição:
“O vereador Julio Maneiro vai levar mais uma rasteira do Toco. Ele não pode pedir ônibus grátis para Guarda Mirim. Tem que ser ele.”
“Vereador Julio Mariano vai mudar de nome agora será Julio Maneiro. Estou só levando rasteira. Também contra 6 é difícil....”
“O Vereador Julio Maneiro pede ao executivo que conceda a Zona Azul a Guarda Mirim. Emite até Requerimento. E quem leva a fama é oToco....”

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Vereador pede que prefeitura construa pista para Corridas de Charretes

O vereador Julio Mariano apresentou recentemente na Câmara Municipal de São Roque uma indicação ao prefeito de São Roque Efaneu Nolasco Godinho pedindo a construção de uma pista para corridas de charretes.
Pela indicação do vereador petista, a pista ficaria localizada na Pedreira, na Vila São Rafael.
Em outras duas indicações, o vereador pede ainda a construção de uma pista de skate na Pedreira e também o melhor uso do local para esportes radicais.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009


Prefeitura e Sabesp não enviam representantes para Audiência Pública
A reunião foi realizada na Câmara Municipal e tinha como objetivo informar a população sobre o que está ocorrendo no município com relação a SabespA Deputada Estadual do PT e Presidente da Frente Parlamentar que trata dos serviços prestados pela Sabesp no Estado de São Paulo, Ana Perugini, visitou São Roque na tarde de quinta-feira,19. Acompanhada pelo Vereador Júlio Mariano, conheceu as obras da Estação de Tratamento de Esgoto, paralisadas desde 1997. Também participou de Audiência Pública realizada na Câmara Municipal para discutir a atuação da Sabesp no Município. Apesar das dificuldades de acesso, a Deputada fez questão de conhecer de perto as obras da Estação de Tratamento de Esgoto e ficou impressionada com a beleza do Rio Guaçu, lastimando ver uma riqueza ambiental tão degradada. “A estação está totalmente abandonada, é uma grande judiação para a população de São Roque”, lamentou a deputada.Na Estação, indignação foi pouco para descrever os comentários que fazia a cada situação encontrada. Ana questionou o Vereador Júlio sobre as providências tomadas pelo Município com relação à paralisação da obra, uma vez que, somente nesta obra, aproximadamente 14,6 milhões de dinheiro público podem ter sidos jogados fora com a Empreiteira Araguaia, que até hoje presta serviço para a Sabesp. Júlio Mariano informou à Deputada que, na época foi formalizada uma denúncia no Ministério Público, mas que até hoje ninguém obteve resposta, e alertou sobre as dificuldades do Município em obter êxito nessa luta, uma vez que a Sabesp é uma empresa do Estado de São Paulo e, portanto, “praticamente blindada”. A Deputada perguntou ao Vereador se São Roque é “terra de Bang Bang”, se o Prefeito, os Juízes, Delegados e até os Vereadores, não são mais respeitados. “A Lei existe para todos, portanto, o que tem que se fazer é cobrar o Ministério Público. Se nada foi feito pelo Município, vamos a uma esfera superior. As autoridades competentes têm que tomar conhecimento do que está ocorrendo aqui”, disse.Após a visita deu-se início a uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores. Com representantes de vários setores da sociedade entre eles a OAB, Rotary Club, CETESB, Comitê de Bacias do Médio Tietê e Rio Sorocaba; representantes da Sociedade Civil e os vereadores João Paulo, Tio Milton, Rafael Marreiro, Alfredo Estrada e Donizete, a palavra foi aberta e utilizada por todos os presentes que tiveram interesse, como tem que ser uma Audiência Pública. A Prefeitura e a Sabesp não enviaram nenhum representante. Entre outras colocações, a Deputada mencionou que estranha o fato do Executivo, na época, não ter tomado uma atitude com relação aos desmandos da Sabesp, agora pode ser acusado dentre outras coisas, de omissão, por ter se calado diante do ocorrido. Finalizando, a Deputada se diz envolvida e comprometida a tomar todas as providências cabíveis para que os parlamentares e as instituições responsáveis conheçam o que está ocorrendo aqui há mais de 11 anos. “Às vezes deparamos com um erro e achamos que não temos competência para resolvê-lo, passamos a conviver com ele como se fosse normal”, afirmou a deputada.Júlio Mariano agradeceu o apoio da Deputada Ana Perugini nessa luta e disse que a visita serviu para nos mostrar que a Lei ainda impera em nosso país e que, São Roque não é um Município diferente. “Trazer Ana para São Roque foi fundamental para ampararmos a renovação do contrato da Sabesp que já está vencido, e que se encontra até o momento camuflado pela incompetência do Governo do Estado e de nosso Município”, constatou.
Vereador Julio Mariano e Deputada Ana do Carmo do PT: 20 Milhões para a Saúde de São Roque

Nesta semana o vereador Julio Mariano recebeu do Gabinete da Deputada Estadual do PT (Partido dos Trabalhadores), Ana do Carmo, uma correspondência confirmando a inclusão de uma Emenda, no valor de 20 milhões de reais no orçamento de 2010 do Estado de São Paulo, para o Município de São Roque. No Documento, a Deputada explica que tal verba é fruto do seu trabalho junto aos companheiros de bancada, em atendimento a um Oficio enviado pelo vereador Júlio Mariano, ao Presidente Lula, pedindo sua ajuda para que a Bancada dos Deputados Estaduais e Partidos aliados votem favoráveis à Emenda. Segundo Júlio, o pedido se fundamenta no fato de, já há algum tempo, São Roque vir oferecendo, de certa forma, um serviço de Hospital Regional sem receber nada para isso. “É sabido que os cidadãos dos Municípios vizinhos, devido ás dificuldades em suas cidades, constantemente utilizam-se dos serviços de Saúde oferecidos pela Rede Pública do Município de São Roque. Em conseqüência, a população são-roquense deixa de ter um atendimento melhor”, diz. Quando em campanha eleitoral, o Vereador reivindicava a vinda de um Hospital Regional para cá, por entender ser esta a única saída para que possamos melhorar a Saúde em São Roque e região. Visitando o Município, recentemente, a Deputada, que tem um bom prestígio perante os companheiros do PT, tomou conhecimento da situação, e sensibilizada com o pedido do Vereador, destinou esta Emenda com a finalidade de criar um Hospital de Referências Regionais aqui em São Roque. Sabendo da importância do Projeto e da força do Governo do Estado o Vereador providenciou um Oficio endereçado ao Governador José Serra pedindo para que o mesmo ajude na aprovação da Emenda da Deputada. “Cabe agora aos Deputados Estaduais apoiarem esta Emenda. É certo que todos os municípios vizinhos que utilizam o Hospital Regional da cidade de Sorocaba, sabem que lá já não existe mais condições de atendimento devidos ao número de pacientes. Construir um Hospital Regional em nosso Município, sem dúvida seria a solução para melhorarmos a Saúde de São Roque e de toda a região. “Espero que Deus toque o coração do Governador”, finalizou Júlio.


Deputada preside Audiência e quer retomada de obras de ETE



A deputada estadual Ana Perugini (PT), coordenadora da Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), presidiu quinta-feira, dia 19 de novembro, em São Roque, uma audiência, que teve por objetivo discutir a atuação da Sabesp na cidade. O evento, realizado na Câmara Municipal, ocorreu a pedido de vários segmentos da comunidade, sendo assinalada a presença da maioria dos vereadores, membros da OAB, registrando-se a ausência do Executivo Municipal e da Sabesp.A deputada, acompanhada do vereador de São Roque, Júlio Mariano (PT), visitou no início da tarde, as obras inacabadas da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no bairro Guaçú. As obras estão abandonadas há mais de dez anos. A deputada constatou o abandono das obras, inclusive, que o local é usado para desmanche de veículos, e provável encontro de traficantes e desocupados. “Não é consebível que uma obra tão importante para a população de São Roque esteja abandonada pela Sabesp há tanto tempo”, destacou a deputada.No final da tarde, durante a audiência na Câmara Municipal, a deputada Ana Perugini argumentou que sem a mobilização de toda a sociedade, não há como mudar a performance da concessionária. “Temos que nos indignar pelo fato de o Estado de São Paulo, o mais rico da federação, ainda não ter uma política adequada de tratamento de esgoto, capaz de mudar a história da saúde pública e da preservação do meio ambiente”.De acordo com Ivonildo Vieira, da Associação Missionária dos Amigos dos Servos do Senhor Jesus “Fonte Água Viva”, a “Sabesp é uma empresa que deixa a desejar em nossa cidade”. Foi ele quem pediu apoio da Frente Parlamentar em mais uma tentativa de convencer a direção da Sabesp a concluir a Estação de Tratamento de Esgoto. A Sabesp opera no município desde 1979.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Projeto do vereador Júlio Mariano que disciplina o uso de carro de som no Município é aprovado e sofre Emendas

Foi aprovado pelos Vereadores da Câmara de São Roque, na última segunda-feira, o Projeto de Lei de autoria do Vereador Júlio Mariano disciplinando o uso de carros de som, rádios ou alto-falantes no Município, para fins de propaganda. O parágrafo Principal do Projeto diz o seguinte: Fica proibido perturbar o bem-estar e o sossego público com barulhos, sons ou ruídos causados por alto-falantes, rádios ou quaisquer outros instrumentos sonoros de propaganda comercial, recreativa, esportiva, cultural e religiosa, em veículos ou carros de som em circulação, que ultrapassem os níveis máximos de intensidade, padrões e critérios, nos locais, dias e horários fixados por esta Lei. O Vereador resolveu encaminhar o projeto para apreciação dos demais vereadores, tendo em vista as constantes reclamações, exatamente por não termos uma regulamentação da intensidade de som e locais permitidos no Município. Inicialmente o Vereador entrou em contato com os profissionais do ramo, constatou ser esta também uma preocupação para os mesmos, haja vista, que em alguns Municípios como a Capital de São Paulo, o projeto aprovado extinguiu totalmente a utilização de carro de som. Em nosso Município o Projeto estabelece 80 decibéis como volume máximo permitido, valor este utilizado por vários Municípios que tem esta lei regulamentada. Nos dias úteis, carros de som só poderão rodar das 9h às 18h, e nos sábados, domingos e feriados até às 18h só quando “o comercio em geral estiver funcionando”. Fica proibido o exercício a menos de 100 metros de escolas, repartições públicas (Fóruns, Prefeitura, Câmara Municipal) em seus horários de funcionamento e, permanentemente, de hospitais, clínicas de repouso e recuperação, asilos e velório municipal, templos religiosos e manifestações cristãs em vias públicas. Os carros de som ainda não poderão trafegar a velocidade menor do que a metade do limite da via (25 km/h em média), não podem obstruir via nem estacionar sem necessidade e devem diminuir o volume pela metade quando pararem em semáforos ou em congestionamentos. Júlio chegou a apresentar um projeto substitutivo ao seu, para regulamentar em 30 decibéis a altura máxima das caixas de som em porta de comércio. Antes de ir para votação o projeto recebeu duas emendas de outro vereador que são: Será permitido o exercício desta atividade somente para as empresas estabelecidas no município, devidamente instituídas para esta finalidade e com Alvará Municipal a ser expedido pela Prefeitura e a outra que não agradou o vereador Júlio, proíbe totalmente a propaganda sonora nas ruas da área central do Município e nas portas dos comércios, as mesmas somente serão permitidas se as caixas de som estiverem viradas para o interior dos comércios. “Entendo que estava na hora de regulamentarmos esta atividade. Não foi possível contemplamos totalmente os interesses destes profissionais, tendo em vista que não tenho a palavra final e que existe o lado da população. Coloco-me a disposição se for necessário para que no futuro possamos sanar as possíveis lacunas que esta Lei vier a causar e se estiver ao meu alcance.” Finalizou o Vereador.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009


Vereador Julio Mariano apóia o Esporte Sanroquense
JM como é conhecido pelos esportistas de São Roque, sempre que possível tem apoiado os atletas do município e região. Recentemente atendendo ao convite do Estrela Futebol Clube, passou a apoiar o Time Estrela/São Rafael que está participando do Campeonato Municipal de Futebol de Campo da nossa cidade. Através de convite feito pelo Vereador aos comerciantes, Duran da Duran Refeições, Ju do Big Mercado, Grilo do Bar Raposão Grill, Hélio Fogueteiro dos Troféus São Roque e da Diretora da Microlins Sra. Sidnéia, foi possível dar uma estrutura mínima aos atletas. Com a somatória de forças, comemoramos com alegria que neste Domingo, dia 15, o time disputará o título de Campeão da Segunda Divisão do Municipal. O jogo que acontecerá a partir das 9 horas no Estádio Quintinão contra o time Maravilha, é um marco na história da equipe. Através do Técnico Marco Juruna, o Estrela/São Rafael foi ganhando destaque no campeonato, e agora com seu acesso garantido para primeira divisão do campeonato em 2010, joga todas suas cartas para sair campeão. “O esporte é uma ferramenta fundamental aplicada não somente na atividade de alto rendimento, mas também é capaz de educar e tornar crianças, jovens, adultos e idosos em verdadeiros cidadãos. Entendo que o apoio ao esporte pelos Políticos, Comerciantes e Administração Municipal é fundamental. Agradeço a todos que vem apoiando ao Time Estrela/São Rafael e dizer que aqui temos uma família unida. Independente do resultado do próximo Domingo dou os parabéns a todos os atletas e agradeço em nome dos integrantes, todos comerciantes que vêem nos apoiando”, finalizou Júlio Mariano. Acesse o blog: www.vereadorjuliomariano.blogspot.com

sexta-feira, 6 de novembro de 2009



Vereador Júlio Mariano agradece ao Deputado Zarattini pelo apoio recebido em seu primeiro ano de mandato
Dos 137 milhões que a Prefeitura pretende aplicar em 2010 em nosso município, 54 milhões deverão ser custeados pelo Governo Federal, quase 40% do orçamento. Com relação ao recebimento de verbas através de convênios com a união, a atuação da Prefeitura se torna fundamental haja visto que a elaboração dos projetos na maioria das vezes é de sua responsabilidade. Outro fator predominante é o fato do projeto vir acompanhado com a indicação de uma “verba parlamentar”, ou seja, que haja a destinação de recursos através da indicação de um Deputado Federal. Do ano de dois mil e três até dois mil e oito foram aplicados aproximadamente 2,2 milhões de reais em nosso município, já em dois mil e nove as aplicações superaram os cinco milhões e meio de reais. Esta enorme diferença de recebimento de recursos em 2009 se deve ao fato da Administração Municipal estar preparada e interada dos processos e das documentações necessárias para receber tais recursos. Porém, também é importante falar da atuação do Vereador Júlio Mariano na viabilização para recebimento destes recursos. Companheiro de Partido do Presidente Lula, e amigo pessoal do Deputado Federal Carlos Zarattini, Júlio tem solicitado a atuação do mesmo tanto para facilitar a liberação de verbas, como para a indicação de emendas parlamentares para São Roque.Além das contribuições, Zarattini está destinando para 2010, uma emenda parlamentar de 150 mil reais para a ampliação e reforma do Posto de Saúde do Bairro de Canguera, num projeto ousado da Prefeitura Municipal, prometeu viabilizar três parcelamentos de 2 milhões de reais, num total de 6 milhões, para possibilitar a construção de uma Praça de Eventos em nosso município, que poderá ocorrer na Pedreira da Vila São Rafael ou em Gabriel Pizza, e para Inclusão Digital do município esta em andamento um outro projeto de 800 mil reais. “Fico orgulhoso em ver que o Governo Federal não tem fechado as portas aos Municípios que a ele recorre. Entendo que nada mais justo que distribuir para o maior número possível de brasileiros, os impostos recolhidos. Agradeço ao Deputado Zarattini pelo apoio que muito tem contribuído para alavancar o mandato deste Vereador”, finalizou Júlio Mariano.

domingo, 1 de novembro de 2009

Julio Mariano protocola ofício para solicitação de audiência pública
A reunião será para tratar de assuntos relacionados à água e esgoto do município, já que no próximo mês acaba o contrato com a Sabesp.
O vereador Julio Mariano (PT) ao lado de assessores da Deputada Ana Perugini, protocolaram um ofício, recentemente, na Câmara Municipal de São Roque, solicitando para o Presidente Antonio Marcos Carvalho de Brito, o Chula, (PSDB), o espaço físico do Plenário da Casa de Leis, bem como a estrutura de equipamentos tecnológicos, como data show e telão, para a realização de audiência pública no próximo dia 19 a partir das 17h.De acordo com o Edil, Ana Perugini (PT), participará do evento uma vez que é membro da frente parlamentar que acompanha as ações da Sabesp em todo o Estado. Inclusive o documento entregue conta com a assinatura da Deputada apoiando esta iniciativa. Julio afirma que a reunião tem como objetivo esclarecer, para a população e para a sociedade civil, assuntos relacionados à SABESP, já que o contrato vence no fim deste mês e a Prefeitura tem seis meses para renová-lo ou não. “Essa audiência pública estimula o cidadão a tomar conhecimento do que está acontecendo no município, pois a nossa intenção é convocar a Sabesp, entidades e ONGS, para saber o que a empresa tem a oferecer para a cidade, mas é somente a título de esclarecimento, porque quem deveria fazer essa reunião é o executivo”, finaliza o vereador.A lei federal 11.445/07 estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e dá outras providências e estipula que todas as renovações de contrato de saneamento básico e esgoto devem cumprir alguns pré-requisitos, aonde são necessárias a realizações de audiência pública.O consultor Ivonildo Vieira, professor especialista em Direito Ambiental e em Políticas Públicas de Proteção aos Recursos Naturais, falou que se a audiência for realizada, também contará com a participação de um engenheiro especialista no tratamento de esgoto, além de um técnico que fornecerá informações sobre a situação da água no município. O contrato com a Sabesp se for renovado, deverá ser por 30 anos.
Amanda Cóllo

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Deputada Ana do Carmo do PT visita São Roque


Deputada Estadual do PT Ana do Carmo apóia a vinda de Hospital Regional para São Roque.

Neste ultimo sábado o Vereador Julio Mariano do PT juntamente com os companheiros de partido receberam em São Roque a Deputada Estadual do PT Ana do Carmo. Com base eleitoral na Cidade de São Bernardo a trajetória política da Deputada conta com quatro mandatos de Vereadora, sendo sempre uma das mais votada, e agora se encontra no segundo mandato de Deputada Estadual. Logo após assumir o cargo de Vereador Julio solicitou uma verba parlamentar de 50 mil reais junto a Deputada para a construção de uma Quadra Poliesportiva em nosso Município. Através do atual Diretor de Esporte, lazer, Turismo e Desenvolvimento Economico Sr. Leodir Ribeiro e do Engenheiro Marcelo o projeto foi enviado e logo a construção da referida quadra devera começar. Ana teve papel fundamental para os candidatos do PT na ultima eleição municipal haja vista que apoiou a todos sem distinção. A Deputada veio em nosso município a convite do Vereador, para receber em mãos um oficio no qual solicita o apoio da Deputada no sentido de sensibilizar o Governador José Serra, a proporcionar a vinda de um Hospital Regional para o nosso Município. Julio ainda enviou um oficio com o mesmo teor ao Presidente Lula para que reforce este apoio junto ao Governador do Estado. “São Roque já está fazendo papel de Hospital Regional, acolhe os cidadãos das cidades vizinhas no nosso Sistema de Saúde. Nada mais justo que recebermos por esta prestação de serviço e com isso podermos melhorarmos o atendimento aos nossos munícipes. Afirmou o Vereador.
Agenda : Na parte da manhã a Deputada participou de um Coffe Break com os companheiros de partido onde contou um pouco de sua trajetória. Afirmou que sua principal bandeira sempre foi os mais carentes. Participou de uma palestra proferida aos alunos do Curso de Direito da Faculdade ....... onde foi muito bem recebida. Durante visita ao Jornal O Democrata Ana conheceu um pouco dos noventa e dois anos deste semanário e se prontificou a fazer uma homenagem na Câmara de Deputado a este importante Jornal. Num encontro promovido pelo Vereador, Ana recebeu da mãos do Sr. Domingos Sarte o conhecido “Bé” um oficio solicitando apóio para a Banda Carlos Gomes. A Deputada orientou então o Sr Domingos a enviar o mais rápido possível o projeto que a mesma destinara a verba parlamentar necessária. Ainda na sede do Jornal Ana se comprometeu a enviar ajuda a Santa Casa o que posteriormente foi optado pela aquisição de um equipamento denominado “Autoclave” aparelho que atende todas as necessidade de esterilização de matérias ou utensílios e não fica descarta também a possibilidade de uma ajuda financeira via emenda parlamentar. Na parte da tarde Ana foi conhecer o “Lar da Providencia” em São João Novo, entidade sem fins lucrativos que presta um importante serviço a nossa sociedade. Comovida com o trabalho do Sr. Vico, Ana se comprometeu a destinar emenda parlamentar a esta entidade. Finalização do Vereador: “Ana chegou ao Parlamento apoiada pelas classes sociais menos privilegiadas. Lula sempre declarou seu voto para ela. Se você a encontrar pelas ruas jamais ira dizer que ali se encontra uma pessoa que recebeu mais de 67 mil votos nas ultimas eleições. Esta mineirinha, ex diarista, mãe de uma filha de 28 anos portadora de necessidades especiais, com todo preconceito que a “mulher” enfrenta pelos políticos, ainda acha tempo de ser Política com “P” maiúsculo, que recebe em seu município as pessoas na porta de sua casa. É de políticos assim que São Roque precisa, engajada nos problemas do Município. Por isso trouxe Ana para São Roque. Porque sei que ela nunca ira nos desamparar.”

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Julio Mariano pede ao Prefeito que transfira para a Guarda Mirim o controle da Zona Azul
Julio Visita a Guarda Mirim de Piracicaba Antes mesmo de o Prefeito Municipal emitir o Decreto que acabou com a tolerância de 10 minutos nos locais de “Zona Azul” em São Roque, o Vereador Júlio Mariano, através da Indicação 2001/09, solicitou ao Executivo, a disponibilização de forma remunerada, do serviço de triagem e da venda de talões da Zona Azul, à
Guarda Mirim do Município. O mesmo assunto foi abordado no requerimento 188/09, aonde o Edil ainda consulta o Executivo, verificando se existe a
possibilidade de entregar à Guarda Mirim o controle sobre a venda e fiscalização dos talões da Zona Azul. Tal entendimento por parte de Júlio ocorreu após tomar conhecimento da estrutura da Garda Mirim do Município de Piracicaba, onde a exemplo de outras cidades do nosso país, desenvolve através de parcerias, principalmente com o executivo, uma série de Projetos. Em mais de quatro décadas de existência, este departamento piracicabano já formou mais de 5000 mil cidadãos, prestando um serviço de excepcional qualidade, sendo referência na qualificação profissional e educacional dos jovens. Poucas pessoas sabem da existência da Guarda Mirim em nosso Município, e que o nome oficial é “Patrulha Cívica Mirim”. Graças ao esforço “solo” de alguns cidadãos são-roquenses, como é o caso do Sr. Antonio Silva Dias o conhecido “Toninho Zulu”, atualmente a Guarda Mirim resiste e atende 170 crianças, vindas dos bairros mais afastados da cidade. Como se trata na maioria de crianças oriundas de famílias de baixo poder aquisitivo, as mesmas na maioria das vezes não possuem dinheiro para o transporte. Pensando nisso, Júlio Mariano protocolou esta semana na Câmara Municipal, um Projeto de Lei que prevê o direito do Guarda Mirim utilizar os ônibus Municipais sem qualquer ônus. “Com a retirada da tolerância da Zona Azul, o Executivo pode buscar junto a Guarda Mirim, uma solução para oferecer aos motoristas a facilidade na hora de adquirir o cartão. Vale lembrar, que a Lei que não permite menor de 16 anos trabalhar, não é obstáculo, haja visto, que a nossa Guarda Mirim, passará a oferecer, segundo informações que obtive, Cursos de Aprendizagem, o qual tornaram o menor, habilitado a exercer serviço remunerado. Com esta situação regularizada, o adolescente também será ajudado, uma vez que executará o que gosta, exercendo o papel que tanto lhe orgulha realizar. O Projeto que protocolei, visa melhorar ainda mais a condição de trabalho destes jovens, podendo os mesmos se deslocarem de suas casas sem gastar dinheiro com passagem de ônibus. Acompanhar o adolescente e sua família, de acordo com seus direitos e deveres, buscando soluções e intermediando meios para oferecer ajuda através da orientação, informação e encaminhamentos, são fatores primordiais para a formação do caráter das crianças e adolescentes. Investir na Guarda Mirim é oferecer a sociedade a certeza de no futuro podermos contar com jovens preparados para o mercado e acima de tudo resgatar a cidadania deste país, é algo mais que fundamental”, finaliza o Vereador.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

“Apenas uma marolinha”: Com liderança de Lula Brasil atravessa crise devendo ser um dos poucos países a fechar 2009 com PIB positivo


Há aproximadamente um ano atrás o mundo se sucumbia com a crise financeira e econômica que se espalhava pelo mundo. As lideranças norte americanas tremeram prevendo o que o país estava prestes a passar. E ela veio depois da quebra de vários bancos e da crise imobiliária dos Estados Unidos. E em muitos paises o que se viu foi uma Tsunami. Num cenário de incertezas, os adversários do governo Lula batiam palmas, pois achavam que o Governo havia obtido sucesso até então por não ter enfrentado nenhuma crise internacional. Surpreendentemente o presidente Lula veio aos meios de comunicação e previu que a crise econômica mundial que estava tirando o sono de muita gente pelo mundo afora aqui seria uma “marolinha”. Lula assumiu uma atitude de Líder, arregaçou as mancas e foi à luta. Em dezembro passado, no auge da crise, enquanto muitos empresários se precaviam demitindo e suspendendo investimentos, Lula estimulava aos brasileiros a continuarem consumindo, dentro de suas possibilidades. Usou os Bancos Públicos para compensar as retrancas dos Bancos Privados. Orientou a Petrobrás a ampliar os investimentos. Reduziu IPI, IOF e Imposto de Rendas dos assalariados. No meio da crise lançou o maior programa de habitação popular que este país já viu. Programa este reconhecido pelos empresários e movimentos sociais como a mais importante iniciativa na História do Brasil. Enquanto a oposição torcia, os programas de humor deste país faziam ironia, pela então “marolinha” prevista pelo Presidente. Passado o impacto principal da crise, podemos perceber que o Brasil começa a retomar a trajetória e crescimento interrompido e comparado a outros países realmente a crise aqui foi derrotada. O Brasil deve ser um dos poucos países a fechar 2009 com PIB positivo. Segundo o cadastro do Ministério do Trabalho que registra a movimentação dos empregos formais diz que nos 12 meses até junho 2009, 390 mil empregos formais foram criados isso em meio a uma crise mundial. Lula se mostrou um Líder corajoso adotando um conjunto de medidas que levaram o país a atravessar a crise em situação melhor que outros. Acima de tudo, Lula rompe com a lógica neoliberal que emperrou o país até o início de seu primeiro mandato em 2002. “E lógico que nem tudo está as maravilhas no Governo e nem seria possível estar. Porem não se pode negar a importância que o Governo Lula representa hoje para a nação Brasileira e para o Mundo. Tem carisma de um líder Mundial” Finalizou o Vereador Julio Mariano do PT.
Dia 15 de outubro “Dia do Professor”“Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro”. D. Pedro II

sábado, 10 de outubro de 2009



Comissão de Saúde examina atividades da Santa Casa de São Roque


A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, constituída pelos vereadores Rodrigo Nunes (presidente), Tio Milton (vice-presidente) e Júlio Mariano (secretário), esteve na Santa Casa, no dia 13 de fevereiro, sexta-feira, para acompanhar de perto a atual situação do Hospital, do Pronto Socorro e da Maternidade. Também para obter mais informações a respeito do encerramento de Convênio com o BOS (Banco de Olhos de Sorocaba) e de como será o provável processo de transição para outra Entidade.Durante a visita, a Comissão foi acompanhada pela Administradora do Hospital (BOS) Márcia Cruz (foto), que além de mostrar todo o Hospital aos Vereadores, apresentou detalhes de como é feita a gestão hoje, da organização interna, assim como o número de atendimentos, gastos, resultados obtidos e outros.Márcia explicou que antes de deixar a Administração, o BOS irá realizar uma auditoria para demonstrar as condições em que o Hospital se encontrava antes e como está atualmente. “Fizemos muitas melhorias na parte física, atendimento, preparativos para a implantação de semi-UTI e aquisição de equipamentos”, disse Márcia, ao passo que mostrava aos vereadores o novo Raio-X, que em breve deve começar a ser operado. Apesar disso, a Administradora destacou que alguns equipamentos que estão no Hospital são patrimônios do BOS e que a Entidade deverá apresentar uma proposta para que a Prefeitura adquira esses bens.Durante a visita, a Comissão pôde esclarecer suas dúvidas e, de volta à Câmara, tratou de encaminhar Ofícios ao Banco de Olhos e à Prefeitura, solicitando as planilhas das receitas e despesas do BOS e o agendamento de uma reunião com o Interventor da Santa Casa, Vorneys de Lúcia, para prestar mais esclarecimentos acerca da Intervenção. “Conhecemos os esforços do Diretor de Saúde, o Dr. Alexandre Marques, para que essa transição ocorra da melhor forma possível, mas infelizmente, esse processo todo já está respingando na população, uma vez que nem as cirurgias eletivas estão sendo agendadas por conta dessas mudanças”, disse Tio Milton.Concordando com o colega, Júlio Mariano afirmou estar preocupado com a situação. “Sabemos que Saúde é realmente um grande desafio e por esse motivo, estamos buscando reunir informações, inclusive a respeito dessa nova Entidade, para que amanhã ou depois não tenhamos surpresas desagradáveis. E o momento de fazer isso é agora”, afirmou.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Projeto Minha, Casa Minha Vida – Me Arruma uma Verbinha Também
Nesta última segunda-feira na Câmara de Vereadores da Estância Turística de São Roque, foi aprovado o convênio entre a Prefeitura Municipal e a Sociedade Esportiva Palmeiras, para a construção de um Centro de Treinamento no Bairro do Sorocamirim.O Palmeiras se compromete nesta primeira etapa a investir 10 milhões de reais e gerar 40 empregos, em contra partida o Município contribuirá com 2% do valor investido. O Vereador Julio Mariano foi até o Bairro Sorocamirim conhecer a gleba de terra adquirida pela Prefeitura, e que será doada para a construção do CT. Trata-se de uma área privilegiada de mais de 64 mil metros quadrados na qual a Prefeitura desembolsou R$ 400 mil reais, pagando o preço do metro quadrado abaixo do mercado. A negociação que foi feita em regime de urgência deve trazer uma série de benefícios para aquela região. O local escolhido levantou questões, haja visto, estar próximo as propriedades do Prefeito e de seus familiares. Quando da discussão do projeto, um dos vereadores da bancada do governo, justificou o local alegando que hoje em dia não há como construir uma obra em São Roque que não seja próxima a uma propriedade do Prefeito. O projeto não menciona quanto realmente irá sair dos cofres do Palmeiras, haja visto, que a principal fonte de recursos será o Ministério dos Esportes através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal. Provavelmente o montante investido pelo alviverde será pouco, uma vez que o Palmeiras é detentor de uma dívida de mais de R$ 100 milhões. Sem dúvida será o maior investimento que o município já teve em toda sua história, graças ao Governo do PT e ao nosso Executivo que não mediu esforços. Porém onde está o terreno para o tão importante projeto Minha Casa, Minha Vida? Será que o Prefeito não pode também disponibilizar uma verbinha e adquirir uma área como fez neste caso? Esta semana a Cidade de Londrina assinou um contrato de R$ 92 milhões para o Projeto Minha Casa, Minha Vida, destinado a atender 2.156 famílias. Em outros municípios como o caso de Sorocaba, políticos do PSDB como o Deputado Federal Renato Amary, andam elogiando o projeto. “Não quero construir favelas em nosso município. O Executivo não tem o direito de tirar a oportunidade única dos menos afortunados dessa nossa cidade, a chance de realizar o sonho da casa própria. Afinal eles também são filhos de Deus”, comentou o Vereador Julio Mariano Fim da Tolerância da Zona Azul – Nota Zero para o Executivo.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sabesp – o contrato vence o mês que vem!!!

O Estado de São Paulo possui 645 municípios, e desses, aproximadamente 80% tem seu contrato de Saneamento Básico gerido pela Expertesb (Sabesp). Somos o Estado mais rico da União e conseqüentemente, o maior poluidor de mananciais. Mais que isso, ainda pagamos para que estas agressões ao Meio Ambiente continuem.Nestes 30 anos de contrato que São Roque tem com a Sabesp, constatamos a atuação de uma empresa estatal poderosa que sempre determinou com arrogância onde e como seus recursos seriam aplicados. Em pleno século XXI, há 60 quilômetros da Capital do Estado mais rico da União, encontramos locais como Mailasqui, São João Novo, Canguera e Campininha que ainda utilizam fossas sépticas para acondicionar seus resíduos de esgotos. Mais que isso, o Município continua jogando seu esgoto in-natura nos mananciais, sem tratar sequer 1 metro cúbico desse esgoto. Onde estão as ações de órgãos como a Cetesb e o Ministério Público, que ignoram as contravenções praticadas por esta empresa? Todos sabem da força da Lei para punir quem polui o Meio Ambiente, porém para esta poderosa empresa do Governo Estadual as leis possuem outro peso. O contrato da Sabesp com São Roque está por vencer neste mês que entra (outubro). Portanto, em âmbito Municipal essa é a hora de mudarmos essa realidade e fazer a diferença, juntos Vereadores, Prefeito, Ministério Publico e o Povo. Vamos fazer valer a Lei Federal 11.455 que rege a renovação de contrato com empresas que pretendam gerir o Saneamento Básico no território Brasileiro. Vamos ficar de olho vivo e tomar uma atitude! Vereador Júlio Mariano do PT
Outros Projetos de Júlio MarianoSacolas Oxibiodegradáveis: Agora é lei, sancionada pelo executivo a lei que determina que na Estância o comércio utilize as sacolas Oxibiode-gradáveis em substituição às Sacolas Plásticas Convencionais.Lixeira com Cinzeiros: Aprovada na ultima Sessão da Câmara Municipal, a Lei que determina que o Executivo, em parceria com o comércio local, disponibilize Lixeira com Cinzeiros nos locais mais apropriados. Falta o Prefeito sancionar. Carros de Som: Adiado para a próxima Sessão apreciação do Parecer Jurídico do Projeto de Lei que Regulamenta a utilização de Carros de Som no nosso Município.Viaduto de Mailasqui: Através das Indicações 607/09 e 920/09, Júlio Mariano solicita que em Mailasqui seja retirada a barreira de concreto ao lado do pontilhão da Raposo Tavares e que seja feita mão única de trânsito na Rua Urbano Simões, sentido Raposo/Mailasque e Mailasque/Raposo pelo outro lado do pontilhão. O Vereador, nestas Indicações, ainda solicita que na Rua Urbano Simão seja construído passeio público para possibilitar aos pedestres o acesso seguro ao centro de Mailasqui. Passarela na Campininha – O Vereador recebeu esta semana o retorno do seu Requerimento que questionava ao Executivo se haveria possibilidade de construção de uma passarela sobre a Rodovia Quintino de Lima em frente ao Bairro da Campininha. Segundo Sr. Prefeito está em andamento um estudo para verificar a possibilidade da realização desta obra.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

São Roque perde ex-vereador Maurício Tavares

Nesta semana no dia 22, com pesar, a sociedade são-roquense perdeu um grande nome de expressão na política local, em face do falecimento do ex-vereador Maurício Tavares de Lima, ou Mauricio Veterinário, Mauricio do PT, como carinhosamente era conhecido. Esse pequeno, grande homem, embora de muitas posses, sempre defendeu os interesses dos menos afortunados e foi o maior defensor das causas Ambientais que São Roque já teve. Político convicto de suas intenções não media esforços e nem tão pouco se importava com os obstáculos que teria que enfrentar para conseguir expressar seus ideais. “Meu primeiro contato com o Maurício se deu no início de 1998, quando ele, me convidou a filiar-me no Partido dos Trabalhadores de São Roque. Aceito o Convite, posso dizer que nesses anos não ganhei somente um companheiro de Partido, mas sim, um amigo. Com certeza, o Maurício será sempre lembrado pelo seu companheirismo, contribuição política para a Cidade e especialmente pelas inúmeras manifestações que encabeçou na defesa da Comunidade e do Meio Ambiente. Quem não se lembra dele agarrado a uma árvore em sinal de protesto, quando a Prefeitura queria cortar as árvores das Praças da República e da Matriz? E da poda das árvores da Av. Tiradentes, quando envolveu os troncos com faixas pretas, decretando luto pelas árvores? Outras manifestações também aconteceram como no “Dia da Água”, quando numa manhã de domingo arrastou uma verdadeira multidão caminhando, do Largo dos Mendes até a abandonada Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp, no Bairro do Guaçu, aclamando pela retomada das obras. Entre outras, ainda passou noites dormindo na ocupação do Bairro do Goianã defendo as causas daqueles moradores... Como Vereador, na Legislatura de 2001 a 2004, Maurício foi um dos parlamentares mais atuantes, sempre questionando o que estava errado. Ultimamente, fazia parte, como representante da Sociedade Civil, do Comitê das Bacias dos Rios Sorocaba e Médio Tietê. Com seus próprios recursos, todo mês se deslocava para os municípios vizinhos para defender os interesses do Meio Ambiente, e sempre que podia, arrastava com ele os companheiros de São Roque. Sua postura nas reuniões do Comitê foi sempre firme, especialmente contra os representantes da Sabesp, principais responsáveis pela poluição destes rios. Como membro do Partido dos Trabalhadores, Maurício foi várias vezes Presidente e principal representante do Partido. Quando em campanha faltava material, mandava confeccionar com seus próprios recursos. “Eu sempre vi no Maurício não só um político, mas um homem de bem, e acima de tudo um amigo, um professor que me ensinou tudo o que sei sobre política. Neste passar da História, perdemos o Maurício, mas sua semente foi lançada, e com certeza, sua luta e passagem entre nós não foi em vão, e muitos frutos ainda vão brotar. Eu e toda a minha família lamentamos a falta desse NOSSO AMIGO e nos solidarizamos com a família enlutada. Mas como ele mesmo dizia: A luta continua companheiro... Meu amigo Maurício, onde estiver continue sendo este espírito de luz que quando em vida sempre representou para todos nós.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009


Vereador Júlio deve entrar com Ação contra a Sabesp para que deixe de cobrar taxa de esgoto no Município


Nos próximos dias o Vereador Julio Mariano começara a recolher assinaturas de apoio, com intenção de entrar com uma Ação Popular contra a Sabesp. Embora o Vereador saiba que para entrar com uma Ação Popular no Ministério Público não seja necessário esse abaixo-assinado, o mesmo adotará o procedimento, para que seu protocolo receba o respaldo da população, haja vista que o encaminhamento da mesma dependerá da sensibilidade da Promotoria local para com o fato. Tal ação visa questionar a cobrança de 80% sobre a água consumida, a título de taxa de esgoto, sendo que este serviço nunca foi prestado em nosso Município. “Ocorre que em São Roque a Sabesp fornece o recuo do esgoto e não executa o tratamento final do mesmo antes de despejá-lo nos rios. A intenção da Ação é suspender o pagamento da taxa de esgoto como já ocorre em outros Municípios, como Agudos”.O Vereador diz que o ideal seria que a Prefeitura, que é parte integrante do contrato, entrasse com esta ação, mas, enquanto isso não ocorre o Vereador fica na expectativa que a Promotoria dê andamento à Ação. No mandato do Prefeito Quintino de Lima, em 1979, foi aprova a Lei 1.204 que autorizou a Sabesp a ter a concessão durante 30 anos para a execução e exploração dos serviços de abastecimento de água, coleta e destinação final dos esgotos sanitários do Município. Em seu artigo 13, a Lei diz que “A concessionária deverá responsabilizar-se pela execução direta ou indireta de estudos, projetos e obras, objetivando equacionar e solucionar, satisfatóriamente, e no menor prazo possível, os problemas de saneamento básico no Município”. Apesar disso, passados quase 30 anos, o serviço da Sabesp com relação ao esgoto não chega a ser nem um pouco satisfatório, uma vez que a Empresa não trata sequer um único metro cúbico de esgoto em nossa Estância. “Então porque cobrar por um serviço que não é prestado?”, indaga Júlio Mariano. Recentemente a Associação de um condomínio em Osasco entrou com uma ação para deixar de pagar a taxa de esgoto é receber o que já havia pago. O Condomínio ganhou a ação e a Sabesp acabou fazendo um acordo com o mesmo, gerando Jurisprudência.
Negócio LucrativoA Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) registrou lucro líquido de R$ 464,7 milhões no segundo trimestre de 2009, um aumento de 29,1% sobre os R$ 360 milhões de igual período de 2008. A receita líquida somou R$ 1,623 bilhão, com alta de 7,3%, e o resultado antes da linha financeira foi de R$ 505,3 milhões, com aumento de 5%. “Sem dúvida ser o único fornecedor de um produto essencial para a vida dos cidadãos é um grande negocio e altamente lucrativo. A Sabesp esta de olho na “Galinha dos Ovos de Ouro” e cabe a nós estarmos de olho vivo para que os direitos sejam assegurados. Se a promotoria ajudar, enquanto não tiver Estação de Tratamento de Esgoto em São Roque o certo é não pagarmos mais por essas taxas”, finalizou o Vereador.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Vereador Júlio Mariano (PT) conversa com Prefeito de Votorantim sobre projeto Minha Casa Minha Vida
Nesta semana foi possível constatar no Tele-jornal da TV TEM, como está o andamento do Projeto Federal Minha Casa, Minha Vida em nossa região. Segundo informações do noticiário, o Programa está aquecendo o mercado imobiliário, gerando empregos e proporcionando aos cidadãos a oportunidade de realizarem o sonho da casa própria. Enquanto estão sendo gerados 40% a mais de empregos, as vendas de imóveis aumentaram em mais de 300%. Na cidade vizinha de Votorantim, já são mais de 12 mil inscrições e Sorocaba possui atualmente mais de 60 mil pessoas inscritas. Em todo Estado está prevista a construção de 180 mil casas/apartamentos com subsídio do Governo Federal. Através da TV, foi possível acompanhar também o depoimento de um cidadão da cidade de Votorantim, que adquiriu um imóvel da primeira etapa de outras que o município pretende efetuar. Neste projeto inicial, foram construídas 300 casas com cerca de 57 metros quadrados (com três quartos) no valor de 65 mil reais, que serão pagos em dez anos com a prestação não podendo ultrapassar 10% do seu orçamento.Durante a 26ª. Reunião do Comitê de Bacias dos Rios Sorocaba e Médio Tiete realizado em nosso município no último dia 28, o Vereador Júlio Mariano teve a oportunidade de conversar com o Prefeito da Cidade de Votorantim Sr. Carlos Augusto Pivetta (PT), sobre o andamento do Projeto Minha Casa, Minha Vida em seu município. Segundo informações de Pivetta, o projeto está contemplando a princípio as famílias com renda de três a dez salários mínimos que vivem em áreas verdes, casas cedidas ou alugadas e que pretende até ao final do projeto atender mil famílias. Os encargos da Prefeitura em contra-partida para realização do projeto, vale cada centavo, haja vista o beneficio que a Prefeitura está podendo oferecer aos seus munícipes, afirmou. O Prefeito na oportunidade convidou o Vereador a visitar seu município, para conhecer o canteiro de obras. Segundo Júlio, a expectativa da população são-roquense é grande. “Tenho recebido inúmeras ligações de pessoas querendo saber como está o andamento do Projeto Minha Casa, Minha Vida em nosso município. Todas querem saber como fazem para aderir ao programa. Se realmente São Roque irá participar do projeto e para quando está previsto o início das obras, bem como o que devem fazer para se cadastrar. A essas pessoas peço que tenham um pouco mais de paciência que acredito que logo teremos novidades”, finalizou o Vereador.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Comerciantes aprovam Projeto do Vereador Júlio Mariano sobre Sacolas Retornáveis e Oxibiodegradáveis


Nos últimos dias, o Vereador Julio Mariano passou por uma maratona visitando e conversando com proprietários de supermercados para discutir sobre o Projeto de Lei de sua autoria, que dispõe sobre a utilização de Sacolas Oxibiodegradáveis ou Retornáveis no Município. O Projeto deve ter seu Parecer Jurídico votado na próxima segunda feira.Durante as visitações Júlio constatou que já temos um Supermercado que utiliza esse tipo de sacola aqui em São Roque, que é o “Supermercado Ramos”, da Rede Ideal, localizado no Jardim Marieta. Também se surpreendeu ao saber que todos os proprietários consultados conheciam o assunto, como o sócio proprietário do “Supermercado Estância”, José Wilson, que possui três lojas, sendo duas em nosso Município e utiliza as Sacolas Retornáveis. “Se as Oxibiodegradáveis se decomporem mais rápido que as outras, sem poluir o Meio Ambiente, é muito válida a iniciativa”, disse. Concordando, Marcos, dono do “Supermercado D`Marco” d a Rede Smart, localizado na Av. Brasil disse que nestes dias difíceis cortar custos é primordial para o comércio, porém, pela relevância do Projeto e pelo bem da Natureza, esse pequeno investimento é insignificante. Maurício Tavares, proprietário do “Supermercado Empório Santo Antônio’, localizado no Planalto Verde, que também utiliza as Sacolas Retornáveis, disse que o importante é estar na direção correta e ajudar a Natureza. Em nosso Município os Supermercados que fazem parte da Rede Ideal e que estão utilizando as Sacolas Oxi, são: Supermercado Goianã, de propriedade de Juliano Zavarizi; Supermercado CZ, de Alexandra e Marcelo Zavarizi e o Supermercado Guaçu do Sr. Carlos. Júlio Mariano espera agora o apoio dos demais companheiros da Câmara para a aprovação deste Projeto e que o Prefeito Efaneu sancione a Lei. “Acho de suma importância que nossa Estância Turística contribua com a Natureza adotando medidas ecologicamente corretas. Essas sacolas plásticas convencionais provocam danos ao Meio Ambiente tanto durante a produção como quando terminam nos aterros sanitários. Contudo, antes de começarem a causar danos à Natureza causam danos à reputação da Cidade, Estado e ao País”, finalizou. O Projeto prevê que os estabelecimentos comerciais tenham um prazo de 12 meses para se adequarem à Lei, caso seja aprovada.
Sacolas OxibiodegradáveisAs Sacolas Convencionais levam em média 500 anos para se decomporem na Natureza enquanto as Oxibiodegradáveis levam 18 meses e possuem um custo de apenas 10% mais elevado que as Convencionais. O milheiro das Sacolas Convencionais que antes era comprado pela Rede Ideal custa 28 reais as Oxi adquiridas recentemente custam 30 reais.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Vereador Júlio Mariano volta a cobrar mais empenho da Prefeitura para a adesão ao Programa “Minha Casa, Minha Vida”

Na última Sessão da Câmara pode-se constatar que as informações técnicas sobre o Programa Habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, idealizado pelo Presidente Lula, ainda não atingiu todos os Vereadores de São Roque. Isso porque, em uso da Tribuna, alguns deles manifestaram não ser contra a implantação das casas populares, mas consideram que esse não é o momento propicio para implantação do Programa em São Roque, temendo que possa haver um inchaço populacional na Cidade e a mesma não tenha infra-estrutura para atender a demanda.Considerando as citações dos vereadores, o Parlamentar Júlio Mariano usou da Tribuna da Casa e falou sobre a importância do Programa, explicando que o mesmo é destinado a pessoas que já residem no Município há pelo menos 3 anos e que, portanto, já utilizam os serviços oferecidos pela Prefeitura. “Devemos considerar ainda que o Prefeito e sua equipe, por meio de Projeto, é quem vai determinar a área e a quantidade de moradias a ser construída. Assim, se como em outros Municípios, a Prefeitura de São Roque estiver atenta a esse fator, destinando um ou mais terrenos para a construção das residências em locais que já dispõe de infra-estrutura, não haverá problema nenhum, porque essas pessoas já moram aqui. A única diferença é que elas terão suas casas próprias, o que melhorará significativamente a qualidade de vida da população e, conseqüentemente, do Município”, disse.O Vereador também fez questão de lembrar que o momento de aderir ao Programa é agora. “Não dá para esperar e deixarmos escapar essa oportunidade. Infelizmente existe um paradigma na ‘Terra do Vinho’ que moradia popular é sinônimo de ‘favela’ e tudo que pode afetar nossa ‘Suíça Paulista’ não é bem vindo. A grande preocupação da Administração Municipal é que São Roque tenha um crescimento organizado. Isto é bom só que o fato de aderir ao Programa não ira criar um crescimento desorganizado muito menos gerar favelas em nosso Município. Não se pode negar o direito das pessoas terem acesso ao sonho da Casa própria. Muitos Municípios tem aderido ao Programa e as construtoras estão construindo casas e apartamentos fantásticos. Através da Internet é possível constatar esta informação como no Saite da Construtora Trisul (www.trisul-sa.com.br/horademudar/empreendimentos.htm)”.Finalizando, o Vereador citou o exemplo do Município de Cotia que já está construindo as casas, tendo executado 37%do total da obra. “Num local com boa estrutura, o prédio é de primeira, com apartamentos de 2 e 3 dormitórios e o melhor, com parcelas a partir de R$190,00” , disse. Também falou que além de realizar o sonho da Casa própria, o Programa ainda contribui com o aquecimento da economia municipal, gerando emprego e renda às pessoas que trabalharão nas obras.
Sobre o programaO “MINHA CASA, MINHA VIDA” é um Programa do Governo Federal objetivando a construção de mais de 10 milhões de moradias em todo o País. Para financiamento de uma casa de 45 mil reais, destinado às pessoas que ganham até 3 salários mínimos, o cidadão pagaria apenas 6 mil reais em prestação de no mínimo 50 reais, podendo comprometer até 10% da renda, por 10 anos. Além disso, ele terá subsidio integral com isenção do seguro e dos custos cartoriais para registro do imóvel.No Programa existem Planos diferenciados para pessoas que ganham de 1 a 3; 3 a 6 e de 6 a 10 salários mínimos.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Deputado Carlos Zarattini conhece trabalho social e visita imprensa da região

Durante visita a cidade de São Roque, o Deputado Federal Carlos Zarattini do PT, ao lado de seus assessores e do Vereador Júlio Mariano, aproveitou a ocasião para conhecer de perto um belo trabalho social bem como os meios de comunicação da região.Logo que chegou a Terra do Vinho, o parlamentar se dirigiu ao tradicional Bar do Márcio, para além de tomar um delicioso café da manhã, conhecer os belos frutos conquistados com os trabalhos sociais realizados pelo grupo de Jipeiros “Os Tatu do Brejo”. O Deputado ficou feliz ao conhecer as campanhas idealizadas por estes brilhantes cidadãos, como por exemplo, a de arrecadação de agasalhos, que na última edição, contou com um número recorde de peças conquistadas. Na sequência, o Deputado, acompanhado dos militantes do PT, Professor Rogério, Carlos Gomes e pelo Presidente do Partido, Marcelo Roque, conheceu as instalações do Jornal O Democrata, aonde foi recebido pelo Diretor Responsável Élcio Roque Boccato. Zarattini aproveitou, para passar as mãos do Jornalista, exemplares de publicações suas que mostram projetos e conquistas. Após um agradável bate papo e da troca de experiências, a comitiva seguiu para Mairinque, aonde participou ao vivo da programação da rádio Gazeta News FM, concedendo entrevista ao locutor Amir Bechir. Novamente agradecendo o carinho recebido pela população e pelos membros do PT, o Deputado despediu-se com pedidos na bagagem e também uma série de sugestões que prometeu analisar e passar o andamento ao seu companheiro Júlio Mariano.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Deputado visita São Roque e garante verba para posto de saúde em Mailasque

Na última segunda feira, dia 10, a convite do vereador Júlio Mariano, o deputado federal Carlos Zarattini, também do PT, esteve visitando São Roque.
Diferentemente de deputados ditos da região, mas que poucas vezes trouxeram emendas para a cidade, Zarattini tem um histórico de conquistas para a cidade.
Sempre atendendo a pedidos de Julio Mariano, que foi seu cabo eleitoral nas últimas eleições, dando-lhe mais de 300 votos na cidade, Zarattini através de uma emenda parlamentar de R$ 97.500,00, possibilitará a construção de uma Quadra de Futebol Society na Vila São Rafael.
Ele ainda vai destinar 150 mil reais para a ampliação do Posto de Saúde de Canguera, conforme parceria firmada com o Departamento de Saúde, além de ajudar a liberar recursos que estavam parados em Brasília, principalmente na saúde, como é o caso ampliação dos postos de saúde de São João Novo e do Paisagem Colonial.
Neste mês ele ainda liberou 90 mil reais referentes à primeira parcela de um total de 270 mil, que serão utilizados na construção do novo Posto de Saúde em Mailasque.
Recepcionados pelo Prefeito Efaneu Nolasco Godinho e pelo diretor de Desenvolvimento Turístico, Leodir Ribeiro, Júlio Mariano expôs projeto para a construção de um espaço adequado para realização de eventos.
Efaneu teria gostado da idéia, comentado que a prefeitura pensa sim em construir este espaço e que possui inclusive um projeto pronto, orçado em torno de 6 milhões.
Através de uma parceria, o deputado solicitou ao prefeito que apresente o projeto para que o mesmo busque esses recursos junto ao Governo Federal.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009


Vereador Júlio Mariano recebe Deputado Federal Carlos Zarattini e anuncia conquistas para São Roque
Na última segunda feira, dia 10, a convite do Vereador Júlio Mariano, esteve visitando São Roque, o Deputado Federal Carlos Zarattini, do PT. O Deputado Zarattini tem contribuído bastante para o desenvolvimento do município. Em parceria com o Vereador, o Deputado através de uma emenda parlamentar de R$ 97.500,00 junto a uma contra partida da Prefeitura de R$ 29.000,00 mil, possibilitará a construção de uma Quadra de Futebol Society na Vila São Rafael. A obra logo terá seu inicio, pois, o convênio já foi assinado e o dinheiro encontra-se à disposição da Prefeitura na Caixa Econômica Federal. Outra emenda conquistada e que está em fase adiantada, é uma de R$ 150.000,00 que será destinada para a ampliação do Posto de Saúde de Canguera, conforme parceria firmada com o Departamento de Saúde na pessoa do Diretor Alexandre Marques Silveira. Júlio Mariano ressalta que muitos recursos que estavam parados há anos em Brasília, foram liberados para a cidade graças à intervenção de Zarattini. “O Deputado sempre tem nos ajudado muito, tanto que batalhou junto ao Ministério da Saúde, para que recursos solicitados pelo nosso Município e que se encontravam parados há quase três anos pudessem ser viabilizados. No setor da Saúde, por exemplo, estão chegando recursos que foram solicitados em dezembro de dois mil e seis, como é o caso da Ampliação dos Postos de Saúde de São João Novo e da Paisagem Colonial. Também foram conseguidos recentemente, no dia três de agosto, o montante de R$ 90.000,00, que diz respeito à primeira parcela de um total de 270 mil, que serão utilizados na construção do novo Posto de Saúde em Mailasque”, afirma o Vereador. Reunião no gabinete do Prefeito:Recepcionados pelo Prefeito Municipal, Efaneu Nolasco Godinho, e pelo Diretor de Desenvolvimento Turístico, Leodir Ribeiro, Júlio aproveitou a ocasião para expor sua proposta de campanha, para que São Roque construa um espaço adequado para realização de Eventos, Corrida de Charrete, Carnaval e por que não, a Festa do Vinho.O Prefeito Efaneu por sua vez, comentou que o Executivo há muito vem pensando em construir este espaço e que possui inclusive um projeto pronto, orçado em torno de 6 milhões. Através de uma parceria, o Deputado solicitou ao Prefeito que apresente o Projeto para que o mesmo busque esses recursos junto ao Governo Federal.O Deputado também esteve visitando os veículos de comunicação de nossa região, dentre eles o Jornal da Economia, aonde ao lado dos militantes do PT, Professor Rogério, Carlos Gomes e Marcelo Roque, viu a rotina de trabalho deste importante veículo de comunicação são-roquense. No final, o Parlamentar passou pela Câmara Municipal, onde conheceu os demais Vereadores e comentou com o Presidente da Casa de Leis, Marquinho Chula, já ter tido a oportunidade de conversar com Danieli, sua esposa, que trabalha na Ouvidoria da Via Oeste, haja vista, que recentemente, solicitou recursos para implantação de uma passarela sobre a Rodovia Raposo Tavares no Município de Vargem Grande.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009



PT de São Roque realiza café da manhã com os Deputados, Marcos Martins e João Paulo Cunha e o Prefeito de Osasco Emidio de Souza


No último sábado, 01/08, o PT (Partido dos Trabalhadores) de São Roque realizou um café da manhã em São Roque, que contou com a presença dos deputados petistas Marcos Martins e João Paulo Cunha e o prefeito de Osasco, Emidio de Souza.O encontro reuniu cerca de 60 pessoas e possibilitou que os militantes petistas dialogassem diretamente com os deputados e o prefeito. Marcos Martins, Deputado Estadual, colocou-se a disposição para ajudar o PT de São Roque em seu crescimento e destacou a importância da cidade para a região. João Paulo Cunha, Deputado Federal, ressaltou os recursos federais que estão sendo enviados para o município e região.Emidio de Souza, pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, lembrou como o governo Lula não mede esforços para o desenvolvimento de todo o país independente do partido, principalmente do nosso Estado. Enumerou diversas melhorias feitas com recurso federal, com destaque para a construção do Rodoanel. Sobre a sua pré-candidatura ao governo de São Paulo, disse estar à disposição do partido.Encontro SuprapartidárioCompareceram ao evento o ex-vereador Niltinho Bastos, o presidente do PCdoB Sebastião Nakano, os vereadores Rafael Marrero (PRB) e Julio Mariano (PT) e o vice-prefeito de São Roque Miro Manfredi (PTB). Manfredi ressaltou o fato de o evento ser suprapartidário e revelou a admiração por Emidio de Souza, convidando-o a participar de evento que será organizado na cidade.
PT em AçãoO presidente do PT de São Roque, Prof. Marcelo Roque, evidenciou a necessidade desse tipo de evento na região, possibilitando o diálogo direto com políticos petistas de expressividade como os deputados Marcos Martins, João Paulo Cunha e o prefeito Emidio de Souza.O café da manhã político de São Roque foi seguido de uma carreata até a cidade de Alumínio. Nesta, Marcos Martins, João Paulo Cunha e Emidio de Souza debateram o tema “Brasil e São Paulo: a crise econômica e o emprego” com cerca de 200 pessoas. O Partido dos Trabalhadores de São Roque agradece a presença das lideranças presente ao evento de São Roque.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Júlio em Tribuna. Ao lado Projeto arquitetônico das habitações que já estão em execução em Cotia, com parcelas a partir de R$190,00

Vereador Júlio Mariano volta a cobrar mais empenho da Prefeitura para a adesão ao Programa “Minha Casa, Minha Vida”


Na última Sessão da Câmara pode-se constatar que as informações técnicas sobre o Programa Habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, idealizado pelo Presidente Lula, ainda não atingiu todos os Vereadores de São Roque. Isso porque, em uso da Tribuna, alguns deles manifestaram não ser contra a implantação das casas populares, mas consideram que esse não é o momento propicio para implantação do Programa em São Roque, temendo que possa haver um inchaço populacional na Cidade e a mesma não tenha infra-estrutura para atender a demanda.
Considerando as citações dos vereadores, o Parlamentar Júlio Mariano usou da Tribuna da Casa e falou sobre a importância do Programa, explicando que o mesmo é destinado a pessoas que já residem no Município há pelo menos 3 anos e que, portanto, já utilizam os serviços oferecidos pela Prefeitura. “Devemos considerar ainda que o Prefeito e sua equipe, por meio de Projeto, é quem vai determinar a área e a quantidade de moradias a ser construída. Assim, se como em outros Municípios, a Prefeitura de São Roque estiver atenta a esse fator, destinando um ou mais terrenos para a construção das residências em locais que já dispõe de infra-estrutura, não haverá problema nenhum, porque essas pessoas já moram aqui. A única diferença é que elas terão suas casas próprias, o que melhorará significativamente a qualidade de vida da população e, conseqüentemente, do Município”, disse.
O Vereador também fez questão de lembrar que o momento de aderir ao Programa é agora. “Não dá para esperar e deixarmos escapar essa oportunidade. Infelizmente existe um paradigma na ‘Terra do Vinho’ que moradia popular é sinônimo de ‘favela’ e tudo que pode afetar nossa ‘Suíça Paulista’ não é bem vindo. A grande preocupação da Administração Municipal é que São Roque tenha um crescimento organizado. Isto de certa forma é bom, mas não permitir que pessoas de baixa renda tenham acesso a casas populares é uma injustiça social. Se em outros Municípios o Projeto der certo, nas Eleições Municipais de 2012 o futuro candidato a sucessão do PSDB terá de amargar com a população de baixa renda e com a oposição” , alertou Julio Mariano.
Finalizando, o Vereador citou o exemplo do Município de Cotia que já está construindo as casas, tendo executado 37%do total da obra. “Num local com boa estrutura, o prédio é de primeira, com apartamentos de 2 e 3 dormitórios e o melhor, com parcelas a partir de R$190,00” , disse.
também falou que além de realizar o sonho da Casa própria, o Programa ainda contribui com o aquecimento da economia municipal, gerando emprego e renda às pessoas que trabalharão nas obras.
SOBRE O PROGRAMA
O “MINHA CASA, MINHA VIDA” é um Programa do Governo Federal objetivando a construção de mais de 10 milhões de moradias em todo o País. Para financiamento de uma casa de 45 mil reais, destinado às pessoas que ganham até 3 salários mínimos, o cidadão pagaria apenas 6 mil reais em prestação de no mínimo 50 reais, podendo comprometer até 10% da renda, por 10 anos. Além disso, ele terá subsidio integral com isenção do seguro e dos custos cartoriais para registro do imóvel.No Programa existem Planos diferenciados para pessoas que ganham de 1 a 3; 3 a 6 e de 6 a 10 salários mínimos.

sexta-feira, 17 de julho de 2009


Vereador Júlio Mariano conquista junto ao Deputado Tatto, R$ 50 mil para compra de veículo para a ADV
O Vereador Júlio Mariano recebeu em São Roque nesta terça-feira, o Deputado Estadual do PT, Ênio Tatto, que veio anunciar a destinação de uma verba de R$50 mil reais para a aquisição de veículo para transportar pacientes da ADV – Associação dos Deficientes Visuais. Na oportunidade o Deputado passou às mãos do Presidente da Entidade, José Luiz Martins Gonçales, as documentações necessárias para qualificar a Associação e preparar o Convênio para o recebimento da verba, que deve vir ainda este ano.Em conversa, Ênio Tatto destacou a sensibilidade com a situação, quando por meio do Vereador Júlio e do Coordenador do PT na Região, o Geninho, tomou conhecimento das dificuldades que os Portadores de Deficiência Visual deste Município enfrentam para se deslocar de seus lares até a Associação, fato que inclusive motiva muitas evasões. “E isso é o que não pode acontecer porque essas pessoas necessitam de ajuda e a ADV tem um trabalho muito sério contando com Fono, Terapia Ocupa-cional, Pedagogia, Fisioterapia e outras”, disse.Juntamente ao Deputado, a representante do MEC no Estado de São Paulo, Iara Bernardi, e Geninho fizeram questão de conhecer a Entidade, ocasião em que Iara orientou o Presidente da Associação sobre os inúmeros recursos Estaduais e Federais para instituições com esses fins.Agradecendo o empenho de Tatto, o Vereador Julio Mariano também se comprometeu a providenciar por meio de um trabalho conjunto, o reconhecimento desta Entidade como de “Utilidade Publica Federal”, o que sem dúvida será o primeiro passo para que a Associação consiga ter outras fontes de recursos e quem sabe até viabilizar a construção de sua sede. “Conquistar esta Emenda Parlamentar para esta Entidade que presta importante papel para a nossa Sociedade me deixa realizado. O cego precisa de oportunidades e não de piedade. A natureza dotou todos os seres de diferenças individuais, não limite o cego mais do que a própria cegueira impedindo-o de fazer o que ele sabe”, finalizou.
ADVA ADV é uma Entidade Civil, Beneficente, sem fins lucrativos, que tem por finalidade promover integração social das pessoas cegas e de visão subnormal e, por objetivo prioritário, a realização de atividades de caráter assistencial, educativo, profissionalizante e produtivo e outras que contribuam para a elevação do padrão de vida e do bem estar dessas pessoas. A Entidade sobrevive de doações, tendo sua Presidência e Diretoria constituída por voluntários.

sexta-feira, 10 de julho de 2009


Projeto de Lei de autoria do Vereador Júlio Mariano incentiva comércios de São Roque a disponibilizar sacolas Oxibiodegradáveis aos clientes


Com o objetivo de contribuir com o Meio Ambiente, mas sem tirar a comodidade dos compradores e comerciantes, o Vereador Júlio Mariano apresentou na Câmara o Projeto de Lei Nº 33/09 estabelecendo que os comércios de São Roque, disponibilizem para os clientes sacolas Oxibiodegradáveis ou retornáveis, em substituição às sacolas plásticas convencionais. As “Oxibiodegradáveis” são Sacolas confeccionadas com matérias que apresentam degradação acelerada por luz e calor, podendo se desintegrar completamente num período de até 18 meses. “Além disso, os resíduos finais não apresentam qualquer resquício de toxicidade e nem danos ao Meio Ambiente”, explica Júlio Mariano. Quanto às “Retornáveis” que são sacolas feitas de lona, pano e outros, Julio enfatiza que para o Meio Ambiente seria realmente a solução, mas que, infelizmente há casos em termos de praticidade e eficiência que elas não atendem, tanto na questão de transporte de mercadoria em quantidade, quanto na própria separação dos produtos, sem contar que as sacolas plásticas convencionais fazem parte do dia-a-dia das pessoas.Para o Vereador, o ideal do Projeto é preservarmos hoje, para garantirmos um futuro saudável às futuras gerações. “É um assunto muito sério, considerando que o plástico comum leva cerca de 500 anos para ser absorvido pela Natureza. Com isso, ocupa espaço nos aterros sanitários e também provoca inúmeros transtornos para a própria população como entupimento de galerias e esgotos, poluição de rios, visual e outras”. Além disso, explica que hoje o mercado já oferece as Sacolas Plásticas Oxibio-degradáveis ao custo de, somente, 10% a mais que as sacolas plásticas tradicionais. “O que não onera tanto para os comerciantes, e favorece imensu-ravelmente o Meio Ambiente”, ressalta.No decorrer desta semana, Júlio Mariano iniciou uma verdadeira maratona de visitas aos comerciantes, especialmente de supermercados, onde discutiu o assunto. “Já nessas primeiras visitas fiquei muito satisfeito em ver que vários Comerciantes estão se preocupando com essa situação Ambiental e, em primeiro momento, disponibi-lizando as sacolas retornáveis para aquisição dos clientes” Quando consultado sobre o assunto, o proprietário do Supermercado Três Irmãos pertencente à Rede Bom Lugar, Eliam Bianchi, enfatiza quer a Rede já aderiu às sacolas retornáveis e agora com esta nova proposta do vereador, acredita ser possível amenizarmos os transtornos que o plástico desde sua invenção, tem causado o Meio Ambiente. O Projeto, que ainda deverá ser colocado em pauta para apreciação dos demais vereadores, dispõe que os estabelecimentos comerciais terão prazo de um ano para substituir as sacolas.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Vereador Júlio Mariano agradece aprovação do Projeto contra uso de celulares nas salas de aulas e investimentos do Governo Federal em São Roque
A Sessão Legislativa de segunda-feira, dia 15, foi momento de agradecimento para o vereador Júlio Mariano, que mesmo num curto espaço de tempo já mostrou a que veio, acumulando várias conquistas para a população. Uma delas se deu na própria Sessão, com a aprovação do Projeto de sua autoria, que proíbe a utilização de aparelhos celulares e MP3 em salas de aulas da Rede Municipal. Emocionado, o vereador agradeceu aos demais companheiros por terem entendido a importância e apoiado o Projeto. “A consagração do Vereador é, sem dúvida, ver os frutos de seu trabalho sendo colhidos”, comentou.
Recursos para São Roque
Júlio aproveitou o momento para fazer um agradecimento especial ao Governo Lula pelo carinho que tem tido com São Roque. “Além dos Programas Sociais que beneficiam inúmeros munícipes, as verbas liberadas têm viabilizado muitas obras, sendo mais recentes a construção da Creche e EMEI da Vila São Rafael e reforma e ampliação do Posto de Saúde de São João Novo”, disse.
O vereador ainda lembrou que entre outras, no ano de 2008, o Governo Federal injetou 150 mil reais na Festa do Peão; quase 700 mil em Sinalização Turística e cerca de 230 mil na Promoção de Eventos para Divulgação do Turismo Interno. “Nada disso seria possível se não houvesse o comprometimento do nosso Executivo e dos profissionais da Prefeitura com os Ministérios do Governo Federal”, falou.
“E os investimentos não param”, disse, já adiantando algumas benfeitorias que devem vir por aí. “Está por começar a construção da Quadra de Futebol Society na Vila São Rafael, por meio de verba que consegui junto ao Deputado Federal Carlos Zarattini. Já está liberada a primeira parcela da reforma e ampliação do Posto de Saúde do Goianã; parte da verba para construção de 180 casas para os moradores da área de risco do Goianã e, em andamento, os trâmites para liberação de recurso para a Construção de um Posto de Saúde de Mailasqui”, comunicou.
Julio Mariano, como Vereador do PT, tem sempre que possível, alertado os companheiros das esferas federais, que este ou aquele recurso se encontra na fila de espera, buscando assim, acelerar a liberação dos mesmos. “E estamos tendo resultados muito positivos. Essa é a prova da necessidade de um trabalho harmônico entre o Vereador e Prefeito, independente do Partido Político, pois o importante é que cada vez mais os recursos e direitos contemplem o maior numero de cidadãos”, finalizou.
Governando independente de partido
No último dia 10, o Governador José Serra (PSDB), procurou o Presidente Lula (PT) para pedir dinheiro para a obra que ele usará como vitrine da sua Campanha Eleitoral, o Rodoanel. Após reunião de uma hora, Serra disse que Lula concordou em antecipar o repasse de R$ 300 milhões para a conclusão do trecho Sul do Rodoanel, ainda neste ano. Será que durante a Campanha Política Serra vai dizer que no Rodoanel tem dinheiro do Governo Federal? A obra também faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tocado pela ministra Dilma Rousseff, a mais provável adversária de Serra na disputa, em 2010, pela sucessão do Presidente Lula.

segunda-feira, 15 de junho de 2009












Célio Brizolla e a filha Thaís recebem a homenagem de Julio Mariano

Vereador Júlio Mariano dedica Moção à Empresa “Brizolla Pneus” pelo recolhimento e destinação de pneus usados

Durante esta semana, o Vereador Julio Mariano esteve na Empresa “Brizolla Pneus”, onde entregou aos proprietários, Célio Brizolla e à sua filha Thaís P. Brizolla, uma Moção de Congratulação pela iniciativa e participação ativa na Campanha de recolhimento e destinação de pneus usados, em São Roque.
Localizada na área central do Município, a “Brizolla Pneus” começou a oferecer esse diferencial em sua Loja há aproximadamente três anos, tendo nesse período, recolhido em média mais de 2 mil pneus ao mês que, possivelmente seriam lançados no Meio Ambiente. As carcaças servíveis são recauchutadas pela própria Empresa, e as refugadas encaminhadas ao destino ecologicamente correto. “Além disso, a Empresa presta importante serviço social, ao recolher gratuitamente, pneus de córregos, rios, lagos e outras áreas naturais”, diz o vereador.
Ao entregar a homenagem, Júlio Mariano também fez questão de comentar a relevância deste trabalho considerando que a indústria automobilística tem crescido muito e ainda hoje a deposição adequada para pneus usados é um grande desafio. “Estima-se que sejam descartadas dez milhões de pneus por ano que, ao serem abandonados de forma inadequada, tornam-se ideal para a procriação de insetos, roedores e outros vetores de doenças. Por isso, atitudes como a da “Brizolla Pneus” merece ser reconhecidas, pois além de contribuir com o Meio Ambiente, também presta um inestimável favor à Saúde Pública”, encerra.
Eco-ponto
Outro fato que o Vereador destacou foi a participação da “Brizolla Pneus” no apoio a Prefeitura na criação de um Eco-ponto, ou seja, um espaço para recolhimento de pneus usados, em São Roque, que hoje é uma realidade. “Foi a partir de uma reunião que tive com o Célio, que ele destacou a necessidade e a importância de São Roque ter um espaço como este. De imediato, juntos, passamos a trabalhar neste ideal e graças ao empenho de nosso Prefeito, hoje a Cidade já dispõe do Eco-Ponto, localizado na própria Prefeitura. A relevância dessa ação foi destaque na mídia local e regional”, finalizou o Vereador.