quarta-feira, 6 de junho de 2012

Vereador Julio Mariano comenta: Conquistamos uma Clínica de Hemodiálise e o próximo passo será UTI e UTI Neonatal


Sempre envolvido com as questões relativas à Saúde, o vereador Julio Mariano dedicou a manhã desta terça-feira para visitar as instalações da Unidade de Hemodiálise. No local teve o prazer de encontrar com a Médica Nefrologista, Doutora Célia Spinardi, responsável pelo ISDEM, Instituto que está implantando e irá gerir os serviços de Hemodiálise, em São Roque.

O vereador ficou satisfeito com o que viu, uma vez que as estruturas físicas de recepção e atendimento aos pacientes, das máquinas, tratamento do sistema de água, e todo o suporte necessário para colocar a Unidade em funcionamento, está bastante adiantado. De acordo com a informação da doutora, na próxima terça-feira, dia 5 de junho, a parte administrativa já começa a funcionar, e a previsão é que até o início de julho aconteça a inauguração. “Queremos iniciar já atendendo a população são-roquense”, explicou a Médica.

Outro tema que o vereador pôs em pauta foi a instalação de uma UTI junto à Santa Casa. Ele soube que a princípio, para colocar a Hemodiálise em funcionamento haverá uma retaguarda de UTI no Hospital da UNIMED, no entanto Julio Mariano destacou a preocupação em termos, pelo menos,10 leitos junto à Santa Casa.

O vereador também abordou a necessidade de uma UTI Neonatal em face do alto índice de mortalidade infantil no Município. “Infelizmente, hoje ocupamos posição de destaque no ranque do Estado de São Paulo”, afirma. O último balanço realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Fundação Seade, apontou que entre as cidades com pelo menos mil nascidos vivos as que apresentam menores taxas de mortalidade foram Barretos, São José do Rio Preto e São Carlos, com índices próximos a 7,5. Já aquelas com taxas mais elevadas foram Avaré (21,8), São Roque (20,8) e Ibiúna (19,4). “Um dado extremamente preocupante. Quantas mães fizeram seus pré-natais, levantaram a gestação até as 40 semanas e tiveram que voltar para casa sem seus bebês porque a Santa Casa não possui estrutura. Recentemente conversei com uma mãe que perdeu a criança porque nasceu prematura e na Santa Casa não havia sonda em tamanho ideal para fazer aspiração, é um absurdo, uma negligência com a Saúde Municipal. Além disso, nossa estrutura de remoção é super precária e segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, a Regional de Sorocaba possui 40 leitos de UTI Neonatal, destinados ao SUS, 14 no CHS, 16 em Itu e 10 em Itapeva, o que é muito pouco para atender a demanda dos 48 municípios atendidos”, comenta.

Na conversa com a doutora, que tem vasta experiência na área, o vereador ficou sabendo que implantar a UTI e UTI Neonatal em São Roque não é tão difícil. Sendo assim, mais uma vez falou que vai procurar contribuir no que for necessário para que isso venha realmente a acontecer. “Vamos colocar Emenda na LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias 2013, tentar obter recursos via emendas parlamentares, junto aos Deputados Estaduais ou mesmo estudar a possibilidade de mantermos uma Parceria Público-Privada ou Organização para disponibilizarmos esses atendimentos aqui, assim como está sendo com a Hemodiálise. Acredito que de algum lado virá, e a população são-roquense poderá realizar o sonho de ter um atendimento de Saúde, de qualidade”, finalizou o vereador do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário