sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Vereador Julio Mariano comemora aprovação de Projeto que instituirá “Prêmio João de Candinha”


da assessoria de imprensa da câmara de São Roque

A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica, além de desenvolver e melhorar tais formações. É comum que se ouça falar do esporte como uma atividade importante no desenvolvimento infantil. As escolas incorporam isso através de jogos, gincanas, olimpíadas e aulas de educação física. O oferecimento da prática de esportes aos jovens, tem se mostrado como uma poderosa arma para retirar as crianças das ruas e do caminho das drogas.

Conhecedor deste assunto, o Vereador Julio Mariano desde o início tem defendido o Esporte como uma das bandeiras de seu mandato. Busca constantemente recursos junto a Deputados para construções de praças esportivas e apóia a realização de campeonatos, tentando ajudar esta área do município.

Pensando nisso, durante a última edição da Corrida de Aleluia realizada em nosso município, o Vereador tomou conhecimento, que com exceção de uma única prova realizada em 1939, nenhum outro cidadão são-roquense conseguiu se consagrar campeão nesta competição. Realizando uma pesquisa sobre o assunto, Julio constatou que quem ganhara a prova na ocasião, havia sido o consagrado atleta são-roquense João Batista ou João de Candinha, como ficou conhecido entre os amigos e na roda esportiva, particularmente como notável praticante de pedestrianismo. Vale lembrar, que a primeira Corrida de Aleluia ocorreu em 1938, João de Candinha sagrou-se vencedor da segunda edição participando pelo Bandeirantes F.C. A ele pertence até hoje o mérito de ser o único são-roquense a ganhar esta prova.

João por varias vezes levou o nome do município aos quatro cantos do país, como o ocorrido em 1962 quando ficou em 13º lugar na Corrida de São Silvestre em São Paulo (neste ano quem ganhou a edição foi o famoso corredor Emil Zatopek). Apelidado de “Maquina Humana”, João faleceu em 1980. Lamentava até então não ter presenciado um brasileiro vencedor na Corrida de São Silvestre e por ironia da sorte, o primeiro brasileiro autor desse feito o fez na noite em que eles estava sendo velado.

Durante os 350 anos de São Roque a Prefeitura ainda ofertou um troféu de “Honra ao Mérito” ao atleta, sendo este recebido pelo seu filho José Roberto Batista. Isto posto, Julio Marino entendeu que para eternizar o nome deste cidadão, utilizando sua carreira como incentivo a outros esportistas são-roquenses, seria de suma importância criar algo que simbolizasse toda esta história.

Com este pensamento, protocolou a iniciativa na Casa de Leis, e na última segunda feira, pôde comemorar a aprovação por unanimidade do projeto que denominará de “Premio João de Candinha”, as premiações concedidas anualmente pela Prefeitura Municipal da Estância Turística de São Roque, aos primeiros colocados da Corrida de Aleluia (em todas as categorias). “Conheci a história deste atleta, e os feitos dele me encheram de orgulho como são-roquense. Quando tomei conhecimento da sua biografia tão bem redigida pelo Dr. Ratib Buchala, juro que me emocionei. Saber que em tempos atrás se praticava esporte para receber prêmios como um jogo de xícaras doado pelo Delegado ou um bolo que ficava exposto na Padaria Seleta, nos mostra que estamos no caminho certo quando incentivamos a prática esportiva. Hoje oferecemos o esporte aos jovens como um dos intuitos, de retirá-los das drogas. Fico feliz pelo apoio dos demais Vereadores na aprovação do projeto e contente por meu mandato me proporcionar a honra de criar este projeto. Muitos conhecerão a vida e conquistas de João de Candinha, e isso servirá de incentivo para os esportistas. Anualmente seu nome será lembrado e mais gerações passarão a apreciar este belo legado. Ficamos agora no aguardo que o Prefeito sancione a Lei”, finaliza o Vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário