quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Vereador Julio Mariano comemora - A implantação de uma Clinica de Hemodiálise em nosso Município

da assessoria de imprensa da câmara de São Roque

Há muito tempo o município de São Roque, vem aclamando pelo serviço de Hemodiálise. O tema até foi bandeira política de campanhas eleitorais, como na campanha do Vereador Julio Mariano que em seus “santinhos” prometia lutar pela implantação de um Hospital Regional, Clinica de Hemodiálise e UTI em nossa cidade. Participando das negociações desde o inicio, o Vereador não tem dúvida que o modelo que está sendo proposto para implantação da clínica é uma boa solução.

Em 2002, o município solicitou ao Governo Federal verbas para construção de um prédio no qual seria instalada a clínica. Na oportunidade, a Santa Casa doou o terreno e em 2005, as obras de construção do prédio foram concluídas. Porém, quando da real ciência das providências que deveriam ser tomadas para viabilizar a implantação vieram à tona, chegou-se a conclusão que não seria fácil para o município arcar com as necessidades, entre elas o alto custo da implantação de uma UTI. Ocorre que uma clínica de Hemodiálise não pode funcionar sem a retaguarda de uma UTI.

A tabela do SUS para coberturas dos serviços prestados aos hemofílicos é viável e em nosso país, além das clínicas públicas, existem várias clínicas particulares que vendem vagas para o Serviço Único de Saúde.

Sabedor deste fato, o Vereador Julio Mariano começou a acompanhar como as diversas clínicas em nosso país foram implantadas e foi desta maneira que o Edil conheceu a OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) ISDEM (Instituto Sulamaricano para a Promoção da Equidade no Desenvolvimento Sustentável e Multisetorial) que possuem outras clínicas em funcionamento e que será a entidade que disponibilizará a Hemodiálise em nosso município.

Esta empresa, com seus próprios recursos, arcará com todas as despesas necessárias para implantação do serviço, inclusive com as despesas da UTI e tanto o município como a Santa Casa, não terão ônus. Com a implantação, os serviços prestados pela Santa Casa passarão a ser considerados de Alta Complexidade, ou seja, o serviço que é prestado hoje após a implantação da clínica, receberá do SUS um valor maior pelo mesmo serviço, aumentando o valor de repasse para o município.

Depois de estar amplamente esclarecido, o Vereador resolveu criar na rede de comunicações social, Facebook, um grupo denominado “Hemo Já” onde os cidadãos são-roquenses e da região estão participando e mostrando suas dúvidas e sugestões.

Uma das mais freqüentes é o fato de alguns acharem que é obrigatório a abertura de licitação para escolher a entidade/empresa que implantará a clínica. Ocorre que como não envolve dinheiro público, e sim, uma PPP (Parceria Público Privada) não há necessidade de licitação. “Minha maior preocupação era com relação à qualidade dos serviços prestados, e neste caso trata-se de uma OSCIP idônea e com vasta experiência. Parabenizo a todos que estão contribuindo para a vinda da Hemodiálise. Votarei favorável com a maior convicção que se trata de um grande avanço para este povo sofrido que necessita deste tratamento e tenho o maior orgulho por ter participado das várias reuniões locais e idas a capital e outros municípios para viabilizar a vinda desta entidade. São Roque dará um grande passo, pois, esta clínica atenderá também toda nossa região”, finalizou o Vereador Julio Mariano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário