sexta-feira, 1 de julho de 2011

Vereador Julio Mariano também quer o fechamento da Cadeia Publica e a instalação de Câmeras de Monitoramento no Município.




Embora se diga que a segurança pública do município é de responsabilidade do Estado, a partir da Constituição Federal de 1988, também conhecida como constituição cidadã, a questão da segurança recebeu um alargamento conceitual e institucional. Esse alargamento é percebido nos debates multidisciplinares e nas esferas que envolvem questões sociais e direitos humanos. Assim, foram sendo criados projetos e práticas com a parceria do poder público e sociedade civil. A segurança é responsabilidade não apenas na esfera da administração pública estadual e federal, mas também municipal. Projeto como o da Lei Seca foi uma das iniciativas municipais que veio de encontro a contribuir com a segurança dos municípios. É notório que tanto a administração pública estadual como a federal pouco tem contribuído com os municípios na questão da segurança pública, sendo então importante a participação das representatividades municipais.

Pensando desta maneira, o Vereador Julio Mariano juntamente com os demais Vereadores de nosso município, participaram na última quarta feira, de uma reunião no gabinete do prefeito que também contou com a presença do representante do Fórum e Presidente do CONSEG Roque Tadeu Dias, ao lado de Luis Durães, do Delegado da Polícia Civil, Dr. João Lúcio Pretti, do Capitão da Polícia Militar Sr. Sérgio Kazuo Abe, dos Diretores dos Departamentos da Prefeitura, do Assessor Consultivo Dr. Julio Meneguesso, além do Vice-Prefeito Sr. Miro Manfredi e do Prefeito Efaneu Nolasco Godinho.

Na pauta da reunião, temas como o número elevado de carros furtados em nosso município nos últimos dias, bem como à questão da Cadeia Publica Municipal, foram abordados.

O fato de se estarem desativando as cadeias públicas dos municípios no entorno de nossa cidade, como o caso recente do Município de Pilar do Sul, tem acarretado para São Roque uma responsabilidade com relação aos recebimentos destes detentos, sobrecarregando semanalmente, tanto a população carcerária como o nosso contingente policial, que a todo instante necessitam escoltar estes elementos para as mais longínquas localidades seguindo determinação da Secretaria de Segurança Publica do Estado. Chegou-se a conclusão que São Roque não suporta mais uma cadeia publica, e várias ações foram tiradas e avalizadas por todos os presentes com o intuito de retirarmos esta bomba relógio da cidade. No tocante a aumentar a segurança, o Vereador Julio Mariano enfatizou aos presentes, a importância da Monitoração de pontos estratégicos e dos prédios públicos através da vigilância por Câmeras de Segurança. Durante a conversa, Júlio ainda propôs a busca de recursos Federais para implantação destes sistemas. “Antigamente não havia “droga” nas escolas, as pessoas dormiam com as janelas abertas. Hoje o crime é organizado, criminoso usa celular, internet, armas de última geração. Se queremos enfrentar de igual para igual temos que ter as mesmas armas, as mesmas tecnologia ao nosso lado. Sem dúvida o monitoramento do município será um grande passo para este enfrentamento. Vamos sonhar juntos e trazermos esta realidade para todos os cidadãos são-roquenses”, finalizou o Vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário