sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Moradores do Jardim Marieta passam o Natal tomando banho de canequinha

A falta de investimentos adequados em saneamento básico, nos últimos 30 anos, em que a SABESP presta serviços no Município de São Roque, tem trazido grandes transtornos para a comunidade. Nesse final de ano não foi diferente, e moradores do Jardim Marieta e parte da Vila Nova tiveram que passar o Natal sem água. A situação causou grande constrangimento, já que é comum nesta época do ano a recepção de parentes e amigos de outros Municípios e estados para passarem as festividades juntos.


Foi o que aconteceu com a Dona Aparecida, moradora da Rua Campos do Jordão, que ficou desde o dia 23, até a noite do dia 25 de dezembro com vários parentes hospedados em sua residência sofrendo com a falta de abastecimento. “Cheguei a ligar para a Sabesp para trazer um caminhão pipa, mas não fui atendida, e o que era para ser uma confraternização, acabou se tornando um pesadelo”.

Na manhã de 25 de dezembro, Dia de Natal, o vereador Julio Mariano que se encontrava fora do Município, recebeu inúmeras ligações telefônicas, de moradores solicitando sua ajuda para amenizar os transtornos que a falta de água estava causando. Imediatamente entrou em contato com a Assessora de Gabinete do Prefeito, Márcia Najarro, que teve papel fundamental na normalização do abastecimento, que só ocorreu em torno das 21 horas do dia 25. Embora a Assessora de Gabinete houvesse solicitado as providências, de manhã, a manutenção começou efetivamente em torno das 16 horas com a chegada de uma bomba de recalque trazida de Tatuí, que devido à burocracia teve ainda que passar por Botucatu. Solidário aos moradores, Julio Mariano antecipou seu retorno a São Roque e foi acompanhar pessoalmente a manutenção no sistema de distribuição de água que fica na Rua Manoel Lessa, no Jardim Marieta. No local, pôde constatar o abandono dos equipamentos, como mostra a foto acima, e ouviu a afirmação de que é comum a queima destas bombas. Um grande número de moradores também se fez presente e a quantidade de reclamações foi surpreendente. “Estou há três dias usando água mineral de galão e tomando banho de canequinha”, reclamou o conhecido Carlão da Inal.

Para Julio Mariano, o tratamento que esta empresa de propriedade do Governo Estadual presta aos cidadãos são-roquenses é vergonhosa e insustentável. “Sabendo que estas bombas constantemente apresentam problemas, a Sabesp deveria, no mínimo, possuir reservas delas no próprio Município. Provavelmente se não tivéssemos desencadeado um processo de cobrança, os moradores iriam ter que enfrentar o problema por mais tempo, se repetindo o episódio de 2009, quando os bairros ficaram totalmente sem água, desde o Natal até o Ano Novo. Realmente é lamentável a atuação da Sabesp em nosso Município, que novamente no dia 02 deixou o Jardim Marieta sem água”, finalizou Julio Mariano, interrogando até quando a população vai ter que agüentar tantos desmandos da Sabesp

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