Vereador Julio Mariano pretende fazer campanha para conscientizar a população são-roquense a abolir o uso das sacolas plásticas
“Edil afirma que iniciará conversas com proprietários de supermercados para que haja adesão colocando fim às sacolas plásticas que levam 500 anos para se decomporem.”
As tradicionais sacolinhas plásticas de supermercados criadas para facilitar a vida do dia a dia das pessoas e usadas para os mais diversos fins, no inicio foram consideradas salvadoras da pátria, hoje, porém ganham o status de vilãs as vistas de quem se preocupa com o meio ambiente. Quem vive hoje sem a presença das sacolinhas? Vale lembrar que quando armazenadas nos aterros sanitários, podem levar até 500 anos para se decomporem e causam um grande impacto ambiental. Sabendo disso, em 2009 o Vereador Julio Mariano, preocupado com o meio ambiente, conseguiu junto com os demais Vereadores da Câmara Municipal de São Roque, aprovar seu projeto de lei que dispunha sobre a utilização de sacolas Oxibiodegradáveis ou sacolas retornáveis em substituição as tradicionais sacolas plásticas nos comércios de nosso Município. As sacolas Oxibiodegradáveis possuem a propriedade de se decomporem em um prazo muito menor, cerca de 18 meses. Embora a lei estipulasse um prazo de 12 meses para que os estabelecimentos comerciais substituíssem as tradicionais sacolas plásticas, por por tal modelo, a mesma nunca foi colocada em prática em nosso município. Hoje podemos encontrar alguns estabelecimentos comerciais da cidade, oferecendo as sacolas por iniciativas próprias.
Recentemente, Julio acompanhou pelos meios de comunicação, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) sancionando uma Lei de autoria do Vereador Trípoli do PV, proibindo o uso das sacolas plásticas na cidade de São Paulo a partir do dia 1º de janeiro de 2012. Com a aprovação, a maior cidade brasileira será a segunda capital do país (depois de Belo Horizonte) a tomar esta iniciativa. A proibição valerá para todo o comercio na capital paulista. Quem desrespeitar a regra poderá ser multado ou ter a licença comercial suspensa. De acordo com a publicação no “Diário Oficial”, “os estabelecimentos comerciais ficam obrigados a afixar placas informativas, com as dimensões de 40cm x 40cm, junto aos locais de embalagem de produtos e caixas registradoras, com o seguinte teor: ‘Poupe recursos naturais! Use sacolas reutilizáveis’”. Na semana passada, os supermercados fecharam acordo com o governador Geraldo Alckmin para banir a sacolinhas plásticas até o final do ano em todo o Estado de São Paulo. Esse acordo só vale para os supermercados e não prevê punição para quem desrespeitar a regra sendo a adesão espontânea.
Pensando nisso Julio Mariano deverá nos próximos dias entrar em contato com os proprietários dos supermercados de nosso Município, na intenção de verificar se não existe interesse em antecipar em nossa cidade a extinção das terríveis sacolas plásticas. “Embora saiba da impopularidade que é tentar acabar com o uso das sacolas plásticas, não medirei esforços em tentar convencer os comerciantes de livre vontade anteciparem o fim do uso das sacolas plásticas em nosso município. Precisamos começar em paralelo uma campanha com a finalidade de sensibilizarmos o maior numero possível de pessoas da importância de exterminarmos da vida dos cidadão são-roquense o uso das sacolinhas.”