sábado, 27 de fevereiro de 2010


Idéia do Projeto foi fortificada após conversa entre Júlio e o Diretor de Cultura Rodrigo Boccato
Justa homenagem: Aprovado Projeto do Vereador Júlio Mariano que institui a medalha Vasco Barioni
Uma grande homenagem a um dos principais nomes da Cultura são-roquense. Falecido recentemente, o admirável Vasco Barioni, ao longo de toda sua vida somente se preocupou em ver uma cidade mais culta e feliz. Tanto esforço e contribuição foram reconhecidos. Na tarde da última segunda-feira, durante Sessão Ordinária, os Vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Resolução nº3/2010 de autoria do Vereador Júlio Mariano que Instituiu no âmbito da Câmara Municipal, a Medalha de Mérito Vasco Barioni, a ser entregue anualmente, durante a Sessão Solene de Aniversário da cidade, a cidadãos que tenham se destacado na realização de empreendimentos culturais. “São Roque mantém uma longa relação de amor com as belas artes. Diversos de nossos conterrâneos destacam-se a nível nacional e internacional como atores, escritores, músicos, pintores e artistas plásticos, sem nunca esquecerem sua terra natal. Diante disso, e para o bem-estar de nossa memória, é importante que possamos homenagear os destaques de nossa cultura, como uma forma de agradecimento por tudo o que fizeram em favor do nosso desenvolvimento. Visando tal objetivo, esse Projeto de Resolução que criou a Medalha de Mérito “Vasco Barioni”, manterá viva também toda luta, suor, garra e dedicação, que este ilustre cidadão desempenhou ao longo de sua jornada. Foram inúmeras as realizações, parcerias, acontecimentos e eventos que contaram com a idéia e execução de Vasco Barioni. Pelas ruas, todos comentavam que algo precisava ser feito. Já havia pensado em uma homenagem do gênero, porém isso só foi fortalecido após uma conversa com o Diretor de Cultura Rodrigo Boccato, que conhecedor de muitas histórias de “Vasquinho”, somente fortaleceu a iniciativa. São Roque é assim, soma de forças e idéias em prol de uma município cada vez mais reconhecedor dos seus ilustres filhos. Em 14 de Abril de 2009 infelizmente perdemos um grande amigo, porém com esta minha atitude ganhamos a oportunidade de ano a ano reverenciarmos este mito”, afirma Júlio Mariano.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Vereador Julio Mariano participa da entrega dos trofeus para as Escolas de Samba de São Roque
Em clima de festa e comemoração as escolas de samba de São Roque participaram na noite do último sábado, 20, da cerimônia de premiação do Carnaval 2010, realizada na quadra da escola campeã Santa Quitéria.
Representantes das escolas Mocidade Independente da Vila Aguiar e Leões Unidos da 119 também prestigiaram o evento.
Este é o quarto título da Estação Unidos da Santa Quitéria, que também venceu os carnavais de 1999, 2006 e 2009.
O 2º lugar foi para a Leões Unidos da 119, a 3ª colocada foi a Corações Unidos de São João Novo. A Império Dourado ficou em 4º lugar e a Mocidade Independente da Vila Aguiar levou a 5ª colocação. Todas as escolas foram premiadas.
Além de receber o troféu transitório, que será definitivamente da escola que vencer o carnaval três vezes seguidas ou cinco alternadas, a bicampeã também ficou com os troféus de “Bateria nota 10” e “Comissão de Frente nota 10”.
Também receberam troféus de “Bateria nota 10” as escolas Leões Unidos da 119, representada pelo carnavalesco Robertinho, e Império Dourado, representada pelo compositor do samba-enredo da escola Carlinhos Cesar. O destaque de “Mestre-sala e porta-bandeira nota 10” foi para a Mocidade Independente da Vila Aguiar.
O chefe da Divisão de Cultura, Rodrigo Boccato entregou os troféus ao lado do vereador Julio Mariano.
23/2/2010 - São Roque - SP
Bancada governista se une e derruba três projetos de lei de Julio Mariano na mesma sessão da Redação
Publicado "parcial" no Guia São Roque

O primeiro projeto colocado em pauta nesta segunda era um parecer contrário da Comissão de Constituição, Redação e Justiça, vetando projeto de Julio Mariano (PT), que criaria na rede municipal de ensino um serviço de disque-denúncia denunciando abusos sexuais contra crianças. Alegando que já existe o serviço pelo número 181, e que o custo não compensaria o pequeno número de casos, a base governista conseguiu vetar o projeto. Julio Mariano, Alfredo Estrada e Rafael Marreiro foram os únicos três a votarem contra o parecer.
Depois, Marreiro também votou com a oposição em outro projeto de Julio Mariano, que aumentaria a carga horária das creches municipais. Ele acompanhou o voto contrário ao parecer da CCRJ. A base governista conseguiu que o parecer fosse aprovado, alegando que o projeto de lei criaria obrigações ao Executivo, o que fere a Constituição Brasileira. De acordo com a bancada, a prioridade no caso não é ampliar a grade e criar novos gastos com dupla jornada, mas ampliar o atendimento com novas creches, chegando a um número maior de mães e crianças.
Na votação do terceiro parecer contrário da CCRJ,Julio Mariano finalmente conseguiu uma vitória. O projeto tratava da isenção de Zona Azul para portadores de necessidades especiais. Com o voto de Rodrigo Nunes, Donizete, Toco, Marreiro e Estrada, o petista conseguiu que o parecer fosse derrubado e o projeto seguisse sua tramitação normal.
No final da sessão, outro projeto de Julio Mariano levado à votação após ser adiado pelo menos duas vezes, acabou definitivamente arquivado. Ele tratava do disciplinamento da instalação e operação de torres de retransmissão de telefonia celular. Com quatro votos contrários e quatro favoráveis, o projeto foi arquivado. Marreiro mais uma vez votou defendendo o projeto petista.
Além dos projetos barrados, foram aprovados os seguintes projetos na sessão desta segunda-feira:
- Cria a “Medalha de Mérito Vasco Barioni”, de autoria do vereador Julio Mariano
- Cria o “Dia do Motociclista”, novamente de Julio Mariano

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010


Vereador participa de entrega de casas populares em Votorantim construídas através de Programas do Governo Federal

No dia 05 deste mês, o Vereador Julio Mariano participou da solenidade de entrega das 83 moradias do Núcleo de Casas do Jardim Archila, que na oportunidade recebeu o nome de Condomínio Residencial de Interesse Social “Valdeci de Oliveira Manata”, na cidade de Votorantim. As residências foram construídas por meio de convênio da Prefeitura local com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) seguindo os padrões do Projeto Minha Casa, Minha Vida. Em São Roque também serão construídas casas com verbas oriundas do PAC, que deverão ser destinadas aos moradores da área de risco do bairro Paisagem Colonial. O prefeito de Votorantim, Sr. Carlos Augusto Pivetta do PT, conseguiu junto a empresa de energia elétrica CPFL, que todos os “padrões” de energia fossem instalados sem qualquer custo para os moradores ou município. O recurso aplicado pelo Governo Federal no projeto foi de R$ 1,5 milhão, com contra partida do município que entrou com as obras de infra-estrutura. Na oportunidade, Pivetta anunciou que havia assinado o convênio entre a Caixa Econômica Federal e a Construtora Magnum, para a construção de mais 84 casas, que terão subsídios do programa Minha Casa, Minha Vida, beneficiando famílias com renda de três a seis salários mínimos. O projeto do PAC em São Roque, está a mais tempo em tramitação e o executivo pretende investir em contrapartida mais de 3 milhões para construção de 162 casas no bairro Paisagem Colonial. “Poder presenciar a alegria daqueles cidadãos ao receber as chaves em mãos de suas moradias, não tem preço. Em São Roque o executivo poderia receber por aderir ao PAC uma Medalha de Prata e quando implantar o projeto Minha Casa, Minha Vida em com certeza a Medalha de Ouro. Colhi informações junto a personalidades políticas da esfera Federal sobre o andamento dos programas em São Roque e verifiquei a qualidade das casas construídas em Votorantim. Realmente é algo de encher os olhos, e é isso que sonho para nosso povo”, finalizou o Vereador Julio Mariano

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Vereador Julio Mariano pede apoio para Cooperativa de São Roque e sugere a Deputada que a Reciclagem Seletiva de Lixo seja obrigatória em todas as cidades do Estado de São Paulo

Vereador Julio Mariano pede apoio para Cooperativa de São Roque e sugere a Deputada que a Reciclagem Seletiva de Lixo seja obrigatória em todas as cidades do Estado de São PauloPreocupado com o meio ambiente e com o planeta, o Vereador Julio Mariano esteve recentemente visitando a Cooperativa de Coleta Seletiva de Recicláveis de Lixo da cidade de Votorantim. Recebido pelo Presidente da mesma, Sr. Edson, Julio conheceu uma das instalações e pôde presenciar todo o processo de produção da Cooperativa. Segundo o Presidente, foram muitas as cooperativas que fecharam suas portas durante a crise mundial do ano passado, aonde o papelão que era vendido a 28 centavos chegou a ser negociado a 8 centavos. Em Votorantim, a Cooperativa sobreviveu graças ao apoio que vem recebendo da Prefeitura local. Sabedor da existência de uma cooperativa em São Roque, o Vereador foi conhecer as instalações da mesma. Ao conversar com as cooperadas e conhecer as dependências, Julio tomou ciência que nossa cooperativa está de “vento em popa” e que precisa de uma mãozinha e de um local melhor estruturado. Pensando nisso, o Edil já agendou um encontro com um dos Deputados com o qual se relaciona pensando em pedir uma verba parlamentar para estruturar melhor a cooperativa são-roquense. Julio Mariano, também pretende agendar com o Prefeito Efaneu uma reunião para tratar do assunto e expor suas idéias para melhorar o processo de reciclagem de lixo na Estância bem como a qualidade de vida dos cooperados.Por entender que a reciclagem de lixo no planeta tem que se tornar uma obrigação, Julio encaminhou esta semana um oficio endereçado á Deputada Estadual do PT, Ana do Carmo, sugerindo a mesma, que seja criada uma Lei Estadual que - Regulamente a Obrigatoriedade de Todas as Cidades do Estado de São Paulo Implantarem a Coleta Seletiva e Reciclagem do Lixo. “Os noticiários informam constantemente a presença de inundações em todo o estado. O nosso município não tem sido diferente. Sabemos que os maiores causadores destas enchentes são as garrafas pet´s, as sacolinhas plásticas, os lixos jogados de forma criminosa na natureza. Viabilizar a coleta seletiva do lixo é dever de todos nós, e nosso meio ambiente agradece”, afirmou o Vereador. Acompanhe o mandato do Vereador Julio Mariano


O Prêmio Rei Momo deverá passar a se chamar Prêmio Eduardo Aparecido dos Santos - Bigoré




Na primeira sessão do ano o Vereador Julio Mariano viu o seu primeiro projeto de Lei de 2010 ser aprovado por unanimidade. Na verdade é uma homenagem ao saudoso Sr. Eduardo Aparecido Martinho dos Santos, o conhecido Bigoré. Trata-se de um personagem histórico de São Roque, símbolo do Carnaval, que teve sua vida marcada pela alegria, entusiasmo e força de vontade. Pessoa querida do meio social, Bigoré sempre se destacou pelos trabalhos realizados, porém uma marca fez com que ficasse conhecido em toda região. Por 7 vezes, esse cidadão da Terra do Vinho, ostentou o posto de REI MOMO do Carnaval são-roquense. Com muito carisma, simpatia e samba no pé era tido como o símbolo dos dias de folia. Dedicado ao extremo, não se importava em passar horas animando a população local. Isto posto, Julio criou um projeto que determina que o prêmio concedido anualmente, pela Prefeitura Municipal, ao vencedor do concurso de Rei Momo do Carnaval São-roquense fique denominado “Premio Eduardo Aparecido dos Santos – Bigoré”. O Vereador fica agora no aguardo do Prefeito sancionar a Lei. “A cada ano que passa o Carnaval local vem ganhado destaque na região. Por São Roque ser uma Estância Turística, a Festa Carnavalesca pode cada vez mais assumir uma opção fundamental para atrair os turísticas para o nosso Município. Uma das atribuições do vereador é prestar homenagens as pessoas que se destacam no município e no meu entender, nada mais justo que efetuar uma homenagem a este cidadão em reconhecimento aos brilhantes serviços prestados”, finalizou o Vereador.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010






INSTITUTO FEDERAL – CURSOS GRATUITOS
Vereador Julio Mariano propoe inclusão de novos cursos

Em visita ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP), antigo CEFET, unidade de São Roque, onde já estão à disposição, desde 2008, os cursos gratuitos de Tecnologia em Agronegócio e Tecnologia em Agroindústria, ambos no período noturno.
A representante do MEC, Iara Bernardi e o Prof. Luigi ouviram dos Vereadores, Déia (PT) de Mairinque e Júlio Mariano (PT) de São Roque, reivindicações dos jovens da região para cursos de informática, edificações e Agroecologia.
O Prof. Luigi comunicou a possibilidade de ainda em 2010, curso superior ser oferecido pelo IFSP – São Roque.