sexta-feira, 11 de dezembro de 2009


Vereador Julio Mariano protocolou 12 novos Anteprojetos para ajudar o Meio Ambiente e a posição de nosso Município no Projeto “Município Verde Azul”

Governo de São Paulo lançou em 2007 o “Município Verde”, um projeto ambiental inovador, cujo objetivo é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade, com a finalidade de vencer o enorme desafio do aquecimento global. Posteriormente foi incluído neste programa o uso da água e o Programa passou a se chamar Município Verde Azul. A adesão dos municípios ao Protocolo Verde, como é chamada a intenção de participar deste programa, é voluntária. Seu endosso resulta no comprometimento do Município, com uma agenda de 10 diretivas ambientais, que são elas: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho do Meio Ambiente. Em contrapartida, os Municípios melhores colocados neste ranking, chamados “municípios verdes”, terão prioridade no acesso às políticas do Governo. Um exemplo são os investimentos nas estradas vicinais. Não se trata de penalizar ninguém, pelo contrário, é uma forma de estimular quem faz a boa tarefa de casa. Recentemente a Secretária do Meio Ambiente divulgou a ranking de 2009 e pudemos contatar que São Roque num total de 563 municípios inscritos ficou em 540ª lugar. Comparado com os Municípios de nossa região ficamos atrás de cidades como Araçariguama (289ª), Ibiúna (373ª) e Alumínio (471ª). A avaliação de São Roque só não foi pior devido a diretiva “Uso da Água” conceder pontuação aos prefeitos que participam das reuniões do Comitê das bacias, e em todas as reuniões em que o Vereador Júlio Mariano esteve presente pode constatar a presença do Prefeito Efaneu Godinho o que ajudou muito. Cabe destacar que a Sabesp possui uma grande parcela de culpa por São Roque estar tão mal colocado neste ranking. Por outro lado, o Vereador tem acompanhado o emprenho da Administração Municipal em melhorar esta pontuação o que só deve acontecer no próximo ano. Nesse processo, é fundamental a participação da Câmara de Vereadores e das entidades civis e ambientalistas. Pensando nisso, o Vereador Júlio Mariano protocolou 12 novos Ante-projetos ligados ao Meio Ambiente, que no início do ano deverão passar pela apreciação dos Vereadores na Câmara. Júlio ainda encaminhou um Oficio ao gabinete do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Chico Graziano, pedindo sugestões que poderão ser aplicadas em nosso Município. “São Roque precisa urgente de iniciativas ambientais. Por sermos uma Estância Turística entendo que nossa obrigação de contribuirmos com o Meio Ambiente é maior. Não dá para ficarmos mais um ano esperando para decidirmos o que vamos fazer com o tratamento de esgoto de nosso Município. A hora é agora”, finalizou o Vereador.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009




O Vereador Julio Mariano visitou a Guarda Mirim de Piracicaba, e coletou experiencias para nossa Guarda.











Após nove meses de mandato, não vendo nem uma propositura em prol da Guarda Mirim de São Roque, o Vereador Julio Mariano sabendo da importância desta entidade para o município, se propôs a ajudar, protocolando indicação e requerimento solicitando que o controle e parte da venda dos talões da Zona Azul fossem coordenados pela mesma.
Júlio que chegou a conversar inúmeras vezes com Toninho Zulu e que foi a Piracicaba conhecer de perto a estrutura e forma de trabalho da Guarda Mirim local, hoje comemora e sente realizado por ver em matérias na imprensa, que a Prefeitura através da influência do Vereador Toco atenderá esta solicitação. O Vereador só lamentou e ficou sem entender, os motivos que levaram na última sessão da Câmara, os companheiros Tio Milton, Donizete, Rodrigo Nunes e João Paulo a acatarem o pedido do Vereador Toco de adiar o apoio, ao seu projeto, que pretende conceder aos membros da Guarda Mirim, a possibilidade de utilizarem os ônibus Coletivos Municipais sem pagarem a passagem desde que devidamente fardados e identificados. “Entendo que não importa quem pediu. O importante é que as necessidades dos munícipes sejam contempladas. Estarei sempre disposto a apoiar o projeto que julgar mais importante e necessário, independente de quem seja seu mentor. Espero que esta prática não se torne rotina na Câmara. Com certeza neste intervalo até a próxima sessão explanarei detalhadamente para meus companheiros e conseqüentemente espero contar com o apoio de todos, pois aqui visamos o bem geral e não individual”, enfatiza o Vereador.
Justa homenagem – DIA DA GUARDA MIRIM:
Aproveitando o apoio que vem concedendo a Guarda Mirim são-roquense, Júlio é o autor do Projeto de Lei nº 88/2009, que institui o Dia Municipal da Guarda Mirim a ser comemorado anualmente em 16 de Agosto. A data em questão visa elevar ainda mais a importância desta instituição para a cidade. “Comemorar o Dia da Guarda é algo que merece festa e alegria e nada melhor que unir a força, vontade e dedicação dos nossos jovens com os festejos do Padroeiro. Fundada em 1974, são 35 anos de orgulho e trabalho em prol da comunidade. Parabenizo todos por esta conquista. Vejo que um assunto até então esquecido voltou à tona e uma cidade inteira saiu vitoriosa. A Guarda é um local de aprendizado de cidadania e uma chance profissional para centenas de jovens. Continuarei lutando e buscando recursos junto à esfera federal para melhorar ainda mais as condições deles”, finaliza Júlio.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

EXCLUSIVO! Toco barra projeto de lei que daria transporte gratuito para Guarda Mirim
da Redação do site Guia São Roque


Há algumas semanas, o vereador Julio Mariano, do PT, começou a usar o seu espaço em tribuna nas sessões da Câmara Municipal de São Roque para pedir maior atenção para com a Guarda Mirim.
Visitou a Guarda Mirim de Itapetininga, trouxe de lá ideias, apresentou requerimento pedindo que os guardinhas vendam cartões de Zona Azul.
Porém, foi em uma reunião com Toco e Toninho Zulu, líder da Guarda Mirim, que Efenau acertou maior apoio à Guarda, que vai receber o prédio da Banda Carlos Gomes e deve se responsabilizar por restaurá-lo e pelas suas despesas, além de permitir que os guardinhas vendam cartões de Zona Azul.
Na sessão desta semana entrou em votação um Projeto de Lei do vereador Julio Mariano que daria aos guardas mirins a possibilidade de viajarem em ônibus urbanos municipais sem pagarem a passagem.
Para tanto, deveriam estar fardados e teriam que se identificar ao entrarem no ônibus.
O vereador Toco, porém, pediu para que a votação fosse adiada, recebendo o apoio dos vereadores da base aliada.
Em seu Twitter, Julio Mariano reclamou de perseguição:
“O vereador Julio Maneiro vai levar mais uma rasteira do Toco. Ele não pode pedir ônibus grátis para Guarda Mirim. Tem que ser ele.”
“Vereador Julio Mariano vai mudar de nome agora será Julio Maneiro. Estou só levando rasteira. Também contra 6 é difícil....”
“O Vereador Julio Maneiro pede ao executivo que conceda a Zona Azul a Guarda Mirim. Emite até Requerimento. E quem leva a fama é oToco....”