sexta-feira, 29 de maio de 2009

Vereador Julio Mariano protocola Projeto de Lei na Câmara para proibir o uso de Celulares nas Salas de Aulas das Escolas Municipais
Com o objetivo de potencializar os Professores, orientar os Pais, evitar problemas de falta de concentração e em contrapartida melhorar o aproveitamento escolar, o vereador Júlio Mariano apresentou na Câmara de São Roque, um Projeto de Lei dispondo sobre a proibição do uso de celulares nas Salas de Aulas da Rede Municipal de Ensino.No Projeto, o vereador que conversou com inúmeros professores antes de protocolar a propositura, explica os diversos transtornos que o aparelho pode trazer para o andamento das aulas, entre eles, a interrupção da explanação das matérias; a possibilidade de distribuição de “colas eletrônicas” e utilização de calculadoras durante as provas; distribuição de materiais pornográficos, e por vezes é utilizado com “má-fé”, como vemos comumente na internet filmes de professores fazendo dançinhas estranhas.A prática a qual o vereador pretende implantar na Cidade não é nenhuma novidade, uma vez que já vem sendo adotada e amparada por Legislação nas Escolas Estaduais. “Vale ressaltar que o impedimento da utilização dos aparelhos celulares em sala de aula não prejudicará, de maneira alguma, a comunicação com os alunos nos casos de necessidade, pois as Escolas Municipais de nossa Cidade dispõem de telefones fixos, podendo ser utilizados em casos de emergência”, diz. Ademais, assim que sair das salas para os intervalos e recreio, por exemplo, o aluno poderá usar seu telefone normalmente. O Vereador Julio Mariano entende que o celular é uma ferramenta importante na vida de todos. “Passou a fazer parte do nosso dia-a-dia e atualmente, além da comunicação, serve para tirar fotos, filmar, enviar e recebem mensagem, gravar voz, sintonizar tv´s e rádios, tocar MP3 e muito mais”. Porém quando se trata da presença do aparelho nas Salas de Aulas, o Vereador enfatiza que há muito tempo os Educadores vêem chamando a atenção da sociedade para o fato de que em Sala de Aula o celular, comprova-damente, causa a distração dos estudantes. “Entretidos eles perdem o foco das aulas, prejudicando o aprendizado, a fixação da matéria e a socia-lização”, finaliza o Vereador.O Projeto ainda será discutido e votado pelos vereadores.

sexta-feira, 22 de maio de 2009


Deputado Marcos Martins e Vereador Júlio Mariano travam uma luta contra o uso do produto cancerígeno, Amianto


A convite do Vereador Júlio Mariano, o Deputado Estadual Marcos Martins, companheiro de Partido do Parlamentar do PT, esteve em São Roque na tarde da última sexta-feira, onde além de conhecer nossa Cidade, discutiu e fez um apelo à Imprensa e aos Órgãos Públicos Municipais, quanto à conscientização e proibição do uso de Amianto. O minério, encontrado em mais de três mil produtos industrializados, entre eles telhas de eternit, tubulações e antigas caixas d’água, é altamente cancerígeno, podendo causar tumores, endurecimentos dos pulmões e outras doenças graves.A Lei nº12.684, de autoria do Deputado, proíbe o uso do Amianto e estimula programas de substituição do minério por produtos mais seguros como fibra, vidro e outros.
Amianto X Tubulação da SabespDurante a visita o assunto foi amplamente debatido, e Júlio Mariano informou ao Deputado que existe em nosso Município tubulações de água potável, instaladas pela SABESP, que são à base de Amianto. “Essas tubulações já estão com suas vidas úteis vencidas, o que pode ser constatado pelos constantes vazamentos de água”, explica. Durante a possível renovação de contrato com a SABESP o vereador pretende exigir que tais tubulações sejam substituídas.
ProjetosNa Câmara, Júlio tratou logo de protocolar um documento solicitando que a Administração Municipal fique atenta ao cumprimento da referida Lei e também protocolou um Projeto de Lei Municipal estipulando que a Prefeitura e demais Órgão Públicos, ao adquirir qualquer artigo ou contratar Obras, especifique no Edital que não deverá haver produtos com Amianto. O Projeto ainda dispõe que nas obras públicas de São Roque sejam colocadas placas com os dizeres: Essa Obra não contém Amianto.“Dessa forma queremos preservar a Comunidade de um mal que às vezes demora até 40 anos para se manifestar e, ao mesmo tempo, conscientizá-la para que aos poucos também faça a sua parte, se livrando dos produtos à base de fibra de Amianto que têm em suas casas”, disseEm São Roque, o Deputado fez questão de visitar a Imprensa local para falar sobre o assunto. Uma das visitas foi ao Jornal O Democrata, onde foi muito bem recebido e agradeceu o espaço desse periódico para ajudar na luta contra esse produto que tão mal faz à Saúde Pública. “Quero agradecer ao Vereador Júlio Mariano e a toda a Imprensa de São Roque, onde pude ganhar novos aliados contra esse mal, o qual acredito que juntos iremos vencê-lo. Desde já, coloco meu mandato à disposição do Vereador e dos Cidadãos são-roquenses”, finalizou. O Projeto de Júlio Mariano deverá ser discutido na Câmara nas próximas Sessões.
JULIO MARIANO RECEBE DEPUTADO MARCOS MARTINS EM SÃO ROQUE

No ultimo dia 15 esteve visitando nosso município o Deputado Estadual do PT Marcos Martins, eleito por cinco vezes vereador pela cidade de Osasco e agora como Deputado Estadual.
Recepcionado pelo Vereador Julio Mariano, visitaram os Jornais O Democrata e o Jornal da Economia bem como as instalações da Radio Coluna e mais tarde participou de uma reunião com os membros do partido dos Trabalhadores de São Roque. Atendendo a uma solicitação do Vereador Julio Mariano o Deputado esteve em nosso Município dando detalhes sobre a nova lei de numero 12.684 de sua autoria, que proíbe o uso de amianto em todo o Estado de São Paulo. A proibição abrange o emprego do minério em diversos produtos como, cosméticos, matérias escolares, estádios esportivos, cinemas, escolas, creches hospitais, entre outros. O Amianto é um material altamente cancerígeno, o que o torna um verdadeiro vilão da saúde publica. O Amianto é utilizado em mais de 3000 produtos industriais e os mais conhecidos são as caixas de água e as telhas. O risco de contaminação esta presente desde a produção até a destruição destes produtos e a contaminação ocorre pela inalação já que o amianto liberam fibras. As doenças provocadas pelo amianto podem levar cerca de 40 anos para se manifestarem e sua maioria não tem cura. O Amianto esta abolido em mais de 48 países como é o caso dos nossos países vizinhos, o Chile e a Argentina. Na ocasião o Vereador informou ao Deputado que existe em nosso Municípios tubulações de água potável, instaladas pela SABESP que são à base de Amianto. Estas tubulações já estão com suas vidas úteis vencidas o que pode ser constatado pelos constantes vazamento de água que ocorre em nosso Município. Durante a possível renovação de contrato com a SABESP o vereador pretende exigir que tais tubulações sejam totalmente substituídas. Baseada nestas informações o Vereador Julio Mariano entrou com o pedido de um Projeto de Lei Municipal que orienta a Prefeitura em suas futuras licitações de não aceitarem a aplicação deste minério bem como que fique atenta ao cumprimento da Lei de autoria do Deputado. Ao final da visita o Deputado colocou seu mandato a disposição de São Roque, agradecendo ao Vereador pelo seu engajamento nesta luta, que somente se livrando do Amianto é que nossas famílias estarão realmente seguras.

sexta-feira, 15 de maio de 2009




No último dia 07, o Vereador Júlio Mariano e o Prefeito Efaneu Nolasco Godinho participaram da 45ª Reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê, em Itu, onde foram celebrados Convênios entre as Cidades da Bacia e o Governo do Estado de São Paulo, para elaboração dos Planos Municipais e Regional de Saneamento. O Convênio prevê a contratação de Empresas de Consultorias para fazer levantamentos da situação em cada uma das cidades, inclusive em São Roque, e a partir daí irá nortear uma projeção de ações e serviços de Saneamento para esses Municípios.
Retomada da Estação de Tratamento Outro assunto de muito interesse tratado no encontro foi a retomada das obras da Estação de Tratamento de Esgoto de São Roque. A boa notícia foi dada pela Secretária de Saneamento do Estado, Dilma Pena, quando justificou a ausência do Superintendente Regional da SABESP, José Aurélio Boranga, pelo fato de naquele momento estar em São Roque acertando a retomada das obras. Dilma expôs a pressão que sua Secretaria vem sofrendo pela Sociedade Civil, ONG´s e outros setores, por existir Cidades como a nossa, onde a SABESP não trata sequer de um metro cúbico de esgoto. Segundo ela, a ordem do Governador José Serra é que a Sabesp concentre esforços para que seu atendimento seja menos autoritário, tornando-se uma Empresa amiga da Comunidade.
Comissão de Vereadores Para Júlio Mariano, a notícia não poderia vir em tão boa hora, haja vista os desmandos sofridos por conta do péssimo atendimento da SABESP em nosso Município. Se precavendo, propôs na Câmara um Projeto de Resolução instituindo Comissão de Assuntos Relevantes (CAR), formada por vereadores, para acompanhar os serviços prestados pela SABESP, bem como discutir a renovação do contrato de concessão de Saneamento Básico Municipal. Após aprovação, na última sessão da Câmara, a CAR ficou composta pelos Vereadores Julio Mariano (Presidente); Toco (Vice) e Tio Milton (Secretário). “Todo cuidado é pouco, neste momento em que a Câmara de Vereadores tem que ficar de olho vivo para que não tenhamos mais 30 anos de desmandos. O Lobo perde o pelo, mas, não perde o vício” finalizou.