sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Vereador Julio Mariano informa: Caixa Econômica Federal não financiará mais construções em bairros sem rede de água e esgoto


Edil afirma que vem se empenhando na resolução do problema do Saneamento Básico no Município

Com o crescente aumento das mensalidades dos planos de saúde, o número de pessoas que possuem convênios médicos vem diminuindo gradativamente. Com isso, cada vez mais a população brasileira recorre aos serviços do SUS (Serviço Único de Saúde), sobrecarregando o sistema e exigindo dos municípios cada vez mais recursos para a saúde.

Sabe-se que na saúde a prevenção é uma arma poderosa, tanto para salvar vidas como para poupar a saúde dos cofres públicos. O Governo Federal tendo conhecimento, criou o Programa de Saúde Familiar o PSF, que consiste em equipes médicas instaladas em postos de saúdes, que visitam regularmente os pacientes em suas casas acompanhando o seu dia a dia, prevendo as conseqüências, que o seu quadro clínico pode lhe causar. Em São Roque temos PSF no Bairro do Carmo e no Saboó. Sabemos que além de estar sobrecarregado, o sistema SUS, não têm oferecido um serviço a contento. Basta ver as dificuldades que se encontra para acharmos leito de UTI nas emergências e a demora em se conseguir certas cirurgias. Por outro lado temos municípios em que o sistema SUS tem oferecido um serviço melhor que muitos planos de saúde particulares. Este é o reflexo das condições que se encontra a saúde de nosso país: “está praticamente na UTI”.

Outro ponto relevante para a prevenção das doenças são as condições do meio ambiente do local onde as pessoas vivem. Oferecer água tratada e deixar de jogar os resíduos sanitários nos rios são fatores primordiais para prevenirmos o aparecimento de várias doenças que ocorrem em nosso país e no mundo. Estudos mostram que a cada “um real” aplicado em saneamento básico, se economiza quatro reais na saúde.

Em dois mil e oito a comunidade da Vila Dique, em Porto Alegre, que despejava seus esgotos domésticos num córrego o deixou de fazer, pois todos foram transferidos para um novo bairro provido de rede de água e esgotos.

Recentemente constatou-se que as pessoas que ali residiam e que antes possuíam algum tipo de doença o número de casos reduziu de 19% para 8% (menos da metade).

As hospitalizações diminuíram 75%. Os casos de leptospirose e hepatite também baixaram de forma significativa. É sabido que a mortalidade infantil está diretamente ligada à qualidade da água oferecida a criança. É uma constatação que investir em saneamento básico oferecendo água e esgoto tratado, reduz os gastos com saúde.

Não dá mais para ignorar, é necessário que os governantes em todas as esferas, insistam nos investimentos em saneamento.

Preocupado com isto o Governo Federal tomou uma iniciativa inovadora, na ultima semana a Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou que a partir deste mês não mais financiará a construção de casas em bairros sem redes de água e esgotos. “Desde setembro de dois mil e nove o contrato com a empresa Sabesp que é responsável pelo saneamento básico de nosso município está vencido. Sabemos que em trinta anos de contrato, São Roque não tratou de um único metro cúbico de esgoto. Como vereador tenho me empenhado para que se defina logo a situação do saneamento na cidade. Fizemos audiência publica, reuniões com os representantes da Sabesp, recentemente com a comissão da Prefeitura que está acompanhando a criação do Plano de Saneamento Básico, analisamos propostas de outras empresas e até mesmo de outros municípios em que a Sabesp renovou. Porém ao meu ver, o contrato não satisfaz nossas necessidades. Não dá para deixar locais de nosso município, como o Carmo e São João Novo sem benfeitoria até dois mil e vinte e oito, não dá para aceitar o contrato com as propostas que estão sendo oferecidas. Enquanto isso, iniciativas como esta da CEF que ao meu ver é louvável, por outro lado limitará as pessoas que não possuem recursos financeiros para adquirirem terrenos em bairros que possuam a infra-estrutura requerida, deixando-os sem a retaguarda do financiamento. O poder público cobra e é obrigação dos nossos governantes providenciar a devida adequação, pois não estamos mas na época em que quem tem que pagar o pato é o povo,” finalizou o Vereador Julio Mariano.





..

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia Municipal da Guarda Mirim será celebrado na Câmara Municipal
Vereador Julio Mariano e Presidente da Guarda Mirim Sr. Paulo Tanzi

Dando continuidade a realização de acontecimentos voltados à valorização e incentivo daqueles que colaboram com o progresso e desenvolvimento local, a Câmara Municipal de São Roque, realizará na noite da próxima quinta-feira, dia 22, um evento em celebração a passagem do Dia Municipal da Guarda Mirim.

Instituída através da Lei nº 3388 de autoria do Vereador Julio Mariano, essa data visa homenagear cidadãos que durante sua infância e parte da adolescência, contribuíram com a Patrulha Cívica Mirim bem como os que atualmente estão na ativa.

Criada em 1975, essa corporação leva até os dias de hoje, ensinamentos, aprendizado e consciência de cidadania para centenas de são-roquenses. O evento, agendado para começar a partir das 19 horas no Plenário da Casa de Leis, será uma oportunidade de reunir várias gerações de Guarda Mirins, mostrando aos jovens de hoje, homens e mulheres que já vestiram o uniforme da Patrulha e que agora passam o que aprenderam para filhos, parentes, amigos e conhecidos.

Feliz em poder mais uma vez mostrar o seu apreço e admiração pela Guarda Mirim de São Roque, Julio Mariano destaca a importância deste acontecimento. “A Patrulha Cívica Mirim, vem realizando há mais de três décadas um importante trabalho em nossa cidade, conscientizando a população sobre os mais diversos assuntos de interesse público, além de desenvolver os mais altos valores de cidadania em seus membros. A Guarda Mirim como chamamos carinhosamente, tem como objetivo integrar e orientar os menores de idade através do desenvolvimento do seu direito de cidadão, da preparação para o mundo do trabalho e realização de diversas atividades laboratoriais. Como contrapartida, essa importante instituição exige que seus jovens membros priorizem a freqüência e desempenho escolar, fortalecendo e incentivando que todos tenham boas notas. Cursos como informática, esportes e educação moral e cívica são realizados constantemente, através do esforço de sua direção em buscar apoio de empresas locais e do poder público. Parabenizo os senhores Hélio Pinho, Toninho Zulu e todos que passaram e que tanto fizeram pela Guarda, bem como saliento o empenho do novo Presidente, Sr. Paulo Tanzi que já demonstra possuir força e determinação para continuar essa linda história. Será um evento emocionante e especial. Aproveito a oportunidade de agradecer a todos que irão apoiar o evento e em especial gostaria de agradecer a Sra. Maria Zilda ao Sr. Marcus Braga do Colégio CB COC, pelo apoio cultural que nos deu possibilitando a realização deste acontecimento. Desde já, todos estão convidados”, finaliza o Vereador.



sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Vereador Julio Mariano vai a Brasília e pede recursos para São Roque
da assessoria de imprensa da câmara de São Roque


No último dia dois, o Vereador Julio Mariano esteve em Brasília participando do IV Congresso do Partido dos Trabalhadores. Eleito como Delegado da região desde dois mil e nove, o Edil juntamente com mais 1349 delegados de todas as partes do país se reuniram para desta vez promoverem a reforma estatutária do partido e as diretrizes políticas que o PT deverá tomar daqui para frente.

Por três dias seguidos, os convencionais se reuniram para debaterem as emendas e teses que deverão mudar as regras partidárias e o destino do Brasil. O Partido estava representado por sete chapas que após apresentarem suas propostas, criavam espaços para a defesa ou contrariedade do assunto.

Com relação ao critério de gênero foi decidido que o PT deverá no preenchimento dos cargos em todas as instancias do partido, completar seu quadro com o mesmo número de homens e mulheres, um grande avanço para as mulheres que antes como é hoje em outros partidos, se compõe com trinta por cento de mulheres e setenta de homens.

A Juventude do Partido também avançou e hoje todas as chapas e direções deverão conter, no mínimo, vinte por cento de componentes com menos de trinta anos.

Um ponto polêmico foi à aprovação que limita a três o número máximo de mandatos parlamentares consecutivos para vereadores, deputados estaduais e federais e de dois mandatos para senadores.

Na Educação é empregado atualmente 6% do PIB (Produto Interno Bruto), segundo decisão do congresso, todos os parlamentares do partido, deverão se empenhar em apresentar projetos de lei ampliando parar 10%.

Com relação à mídia, os congressistas entenderam que deva existir legislação especifica para tratar da imprensa e do direito de resposta. Foi defendido a existência de um conselho nacional com integrantes do governo, da sociedade, e dos próprios meios de comunicação para regular a ação da mídia. A intenção é regrar a atuação de mídias conservadoras que se especializaram ao longo destes anos em fazer catecismo raivoso e de direita. “Ter estado neste congresso, foi sem sombra de dúvidas uma experiência política ímpar. Neste momento, nos encontramos com políticos das mais diversas regiões do país, trocando contatos, experiências políticas, novas idéias surgem, portas se abrem e maiores esclarecimentos são adquiridos. Senta-se com ministros, senadores, governadores, deputados, vereadores de todo o Brasil, como simples filiados, o que seria praticamente impossível se fosse de outra maneira. Pude sentir o quão preparado esta meu partido para as próximas eleições, fico orgulhoso por fazer parte e por ter sido escolhido para representar mais de 3000 filiados de toda nossa região. Nunca mais esquecerei os três dias que passei com as mais altas autoridades políticas de nosso país. Espero num futuro bem próximo trazer para nosso município, os frutos das sementes que ali foram semeadas e que deverá vir de encontro a atender os anseios da população são-roquense ”, finalizou o Vereador.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Julio Mariano se mostra esperançoso com relação à implantação de novas moradias no nosso Município
da assessoria de imprensa da câmara de São Roque


Lançada recentemente, a segunda etapa do Programa Habitacional do Governo Federal para a população de baixa renda, chamado de Minha Casa Minha Vida 2, contará com investimentos de R$ 125,7 bilhões até 2014. Deste valor total, R$ 72,6 bilhões representam subsídios para a aquisição das moradias pela população de baixa renda, enquanto que outros R$ 53,1 bilhões referem-se aos financiamentos. A meta é contratar, num período de quatro anos, dois milhões de unidades habitacionais.

Todas as casas terão energia solar para aquecimento de água. Além disso, as casas terão azulejos em todas as paredes da cozinha e banheiro, e também, piso cerâmico em todos os cômodos. As portas e janelas, por sua vez, serão maiores.Por outro lado o Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida 1, lançado em 2009 com o objetivo de reduzir o déficit habitacional no Brasil, superou a meta de financiar um milhão de moradias e atingiu a marca de 1.005.028 unidades habitacionais em fevereiro deste ano.

Recentemente atendendo a solicitação de nosso Município, o Governo Federal através do Ministério das Cidades, enviou para São Roque R$ 80 mil reais para viabilizar a realização do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) que teve por objetivo elencar o diagnóstico do setor habitacional de nossa cidade.

A Prefeitura por sua vez contratou uma empresa que durante algum tempo percorreu os quatros cantos da Cidade, levantado as informações necessárias para, entre outros pontos, obter a informação do déficit habitacional de São Roque.

Já havia se passado mais de uma década sem investimentos habitacionais no Município. Os últimos investimentos foram em 1996 quando foram construídas as 144 unidades do Parque Primavera, até que em 2009 no bairro Quintas do Teixeira fossem construídas 16 unidades habitacionais para atender as famílias removidas de uma área pública ocupada no Bairro Goianã, conhecida como Olaria da Rita, totalizando em 36 anos (1975 a 2011) a construção de 351 moradias em São Roque, uma média de 10 moradias por ano, o que é muito pouco.

 
De posse dos resultados obtidos pelo PLHIS, que aponta que atualmente São Roque necessitaria construir 2435 mil moradias para atender o déficit, o Vereador Julio Mariano se surpreender ao ver no relatório final que possuímos áreas vazias e úteis para estas construções em mais de um “milhão de metros quadrados” distribuídas em 23 áreas próximas às áreas urbanas do Município, sendo 13 em São Roque, 2 em Canguera, 3 em Maylasky e 5 em São João Novo.

 
“O Censo IBGE 2010 apontou para a existência de um total de 29.372 domicílios, entre particulares e coletivos, no Município de São Roque. Do total de domicílios particulares (29.282), 2.062 domicílios estão vagos e não ocupados, o que representa aproximadamente 7,02% dos domicílios de São Roque. Por outro lado temos uma população que necessita de 2435 moradias, o Governo Federal luta para estender este beneficio a população. Já tivemos o Minha Casa Minha Vida 1 e agora o 2, o cavalo já passou arriado por nós uma vez e ninguém montou. Espero que este levantamento seja realmente usado, mesmo que em proporções menores, não importando de que projeto seja, mas que os anseios da população são-roquense sejam atendidos”, finalizou o Vereador, Julio Mariano.